COMO PLANTAR SEMENTES DE IPÊ

Você sabe como plantar sementes de ipê? A típica árvore de Ipê é a denominação de uma grande variedade de espécies do gênero Tabebuia e Handroanthus, sinônimos e ambos da família Bignoniaceae. É muito conhecido por sua beleza, exuberância das flores e ampla distribuição em todas as regiões do Brasil.

O Ipê é uma arvore muito popular no Brasil, é encontrada em todas as regiões, prioritariamente no Sul. A sua floração é mais comum no verão mas em regiões mais quentes ela costuma florescer quase durante todo o ano. O seu tronco relativamente fino, suas diversas variedades de cores fazem dela a árvore perfeita para ser plantada em jardins, parques ou calçadas, nesta última por não ocupar muito espaço com as suas raízes e tronco, tornando-a muito prática para decorar as ruas da cidade.

O cultivo do Ipê é simples e não necessita de muitos cuidados.

Passos a seguir:

Primeiramente devemos fazer a quebra da dormência da semente que é um período de 24 a 30 horas de imersão em água antes do plantio.

Recomendamos que você primeiramente plante as sementes em um vaso, cerca de 4 por vaso, à 3 cm de profundidade.

Você pode adubar a terra onde será feita a germinação, que leva em torno de 15 a 30 dias para que os primeiros brotos possam ser vistos, estes, devem ser deixados à luz do sol e devem ser regados sempre que a terra não aparentar estar úmida. Tenha cuidado para não molhar a terra demasiadamente, o que irá prejudicar a germinação.

Assim que elas começarem a germinar, repare nas que se desenvolvem com mais naturalidade, a primeira que chegar os seus 20 cm pode ser plantada no seu local definitivo. Você deve esperar que ela tenha essa altura para que ela não encontre dificuldades em se adaptar ao seu novo solo, este, que deve ser adubado antes do transplantio.

As outras mudas podem ser retiradas, ou, se preferir, plantadas em outros locais assim que tiverem alcançado os seus 20 em.

Ao realizar o transplante para o local definitivo, vale considerar a possibilidade de adubar com Saltire, um adubo químico que estimula a floração e o desenvolvimento da planta, mas este granulado deve ser colocado sobre a terra em pequenas quantidades e a ação deve acompanhar o crescimento do ipê.

Depois desse processo, em torno de 3 anos o ipê já terá tamanho suficiente para florescer e dar frutos que encantarão a paisagem, seja da sua casa, jardim ou qualquer outro lugar que você tenha plantado.

O desenvolvimento e a floração da planta ocorrem de acordo com o local que ela foi plantada. Ela se desenvolve em quase todos os tipos de solo, desde que não seja arenoso ou argiloso demais. Você pode realizar uma nova adubação a cada 30 dias.

Esta planta gosta muito de sol e calor, desta forma ela deve ser plantada em um local que tenha grande incidência de luz solar e pelo mesmo motivo, deve ser regada sempre que a terra aparentar estar seca. A altura da planta também varia entre 4 e 15 metros, logo, escolha bem o local onde for plantá-la.

ATENÇÃO

* O TEMPO PARA GERMINAR UMA SEMENTE PODE VARIAR DE 15 ATÉ 40 DIAS.

* A GERMINAÇÃO DE SEMENTES NÃO É UMA TAREFA SIMPLES, REQUER CUIDADOS ESPECIAIS.

* DEPENDE DE VARIOS FATORES COMO A ESTAÇÃO DO ANO, TEMPERATURA AMBIENTE, UMIDADE DO AR, SOLO EM QUE A SEMENTE ESTÁ SENDO CULTIVADA, ESPOSIÇÃO AO SOL E ETC.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *