ENEM 2021 – 2º DIA – CADERNO AZUL – QUESTÃO 112 COMENTADA

Questão 112. Os búfalos são animais considerados rústicos pelos criadores e, por isso, são deixados no campo sem controle reprodutivo. Por causa desse tipo de criação, a consanguinidade é favorecida, proporcionando o aparecimento de enfermidades, como o albinismo, defeitos cardíacos, entre outros. Separar os animais de forma adequada minimizaria a ocorrência desses problemas.
DAME,M. C. F. RIET-CORREA, F: SCHILF, A. L; Pesq. Vet. Bras., n. 7. 2013 (adaptado).
 
Qual procedimento biotecnológico prévio é recomendado nessa situação?
A) Transgenia.
B) Terapia gênica.
C) Vacina de DNA.
D) Clonagem terapêutica.
E) Mapeamento genético.
 
COMENTÁRIO
A questão pergunta qual procedimento da biotecnologia deve ser usado de maneira prévia, ou seja, antes da situação (assinalada em amarelo). Nesse caso, antes da separação deve-se saber quais animais apresentam consanguinidade (parentesco muito próximo) e quais apresentam mutações deletérias, portanto o procedimento escolhido deve ser capaz de fornecer essas duas informações.
ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS
A) Transgenia.
Transgenia é uma técnica que modifica a genético de seres vivos, onde é feita a retirada de genes específicos que carregue alguma característica de interesse, de um ser vivo e inserido em outro, que pode ser de uma espécie diferente. O objetivo da transgenia é inserir características benéficas de uma espécie em outra.
B) Terapia gênica.
Terapia gênica é o tratamento baseado na introdução de genes sadios nas células e tecidos de um indivíduo para o tratamento de uma doença, em especial, doenças hereditárias. A terapia genética visa a trocar genes funcionais por genes defeituosos.
C) Vacina de DNA.
A vacina de DNA baseia-se no uso de sequências do material genético do agente infeccioso que produzem proteínas e estimulam o sistema imunológico do indivíduo a produzir anticorpos. As vacinas são metódos preventivos.
D) Clonagem terapêutica
A clonagem terapêutica é um procedimento laboratorial que possibilita a obtenção de tecidos e órgãos para a realização de transplantes.
E) Mapeamento genético.
O Mapeamento Genético tem como função analisar o genoma (conjunto de genes) como um todo, e a partir dessa análise pode-se obter devirsas informações como, parentesco, mutações genéticas e características de maneira geral.O mapeamento genético dos búfalos permitiria a determinação do grau de parentesco e possíveis mutações causadoras de doenças.
 
Profº Ronielson Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *