QUAL A ORIGEM DO VÍRUS HIV?

    Estudos comprovaram que quem passou o vírus HIV pela primeira vez para nós seres humanos, foram os chimpanzés.

    Um estudo da Universidae de Oxford, liderado pelo Dr. Oliver Pybus, constatou que o vírus do HIV teria surgido no início do xéculo XX na áfrica.
 
    Segundo as pesquisas, entre 1884 e 1994, na antiga Leopoldville, onde hoje fica Kinshasa, na República Democrática do Congo, tribos dessa região tinham o costume de caçar chimpanzés para se alimentar, mais tarde foi descoberto esses animais carregavam um vírus SIV (vírus da imunodeficiência símia), ou seja, o vírus da imunodeficiência dos primatas, um vírus que era totalmente controlado pelo sistema imunológico desses animais, mas que poderia ser um grande perigo para nós, seres humanos. 
 
    Acredita-se que esses caçadores tenham entrado em contato com o sangue do animal através de feridas em suas mãos e possivelmente esse foi o modo pelo qual ocorreu a primeira transmissão do vírus para um corpo humano. Acredita se também que o vírus (SIV) ficou circulando entre humanos durante décadas, sofrendo mutações e se adapatando ao sistema imunológico humano, se transformando no tão famoso vírus HIV.
 
    No entanto, a doença permaneceu como uma infecção que ocorria apenas nessa região até os anos 1920, quando ocorreram mudanças econômicas e socias que contribuíram para a desseminação do vírus parra outras regiões do planeta. Nesse período Kinshasa era um grande centro econômico e com o desenvolvimento vieram as linhas ferroviárias e milhares de trabalhadores, segundo dados históricos, mais de um milhão de pessoas transitavam anualmente pelas ferrovias da capital congolesa nos anos 1940.
 
    Além da “carona” nos meios de transporte, o vírus também disseminou-se devido a prostituição que existia nessa região e a prática dos centros de saúde de aplicar injeções com agulhas sem a devida esterilização.
 
    A AIDS como conhecemos hoje é causada especificamente pelo vírus HIV-1 grupo M, e começou a ser diagnosticada fora da África no início dos anos 80, nos Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *