Para se detectar um efeito de ligação entre dois genes podem ser feitos cruzamentos-teste entre um parental duplo-heterozigoto (AaBb) com um parental duplo-recessivo (aabb). Como resultado podem ser encontradas três situações envolvendo a segregação desses dois genes:
1. Segregação independente – os dois genes estarão localizados em cromossomos diferentes e terão combinações aleatórias dos alelos na formação de gametas. Serão formados quatro tipos de gametas (AB, Ab, aB e ab). Os gametas deverão ser produzidos na mesma proporção 1:1:1:1.
2. Ligação completa – os dois genes estão completamente ligados, unidos no mesmo cromossomo. Serão formados apenas dois tipos de gametas (AB e ab) na mesma proporção 1:1.
3. Ligação Incompleta – os dois genes estão fisicamente ligados no mesmo cromossomo, mas pode ocorrer um evento de permutação (crossing over) que ¨quebra” a ligação e permite recombinação. Nesse caso são formados quatro tipos de gametas (AB, Ab, aB e ab), com proporções diferenciadas. Os gametas portadores de genótipos parentais (por exemplo, AB e ab) serão mais frequentes que os portadores de arranjos recombinantes (Ab e aB).
O jogo foi criado para que estudantes do ensino médio possam mobilizar os conceitos básicos sobre ligação gênica enfrentando o desafio de solucionar casos que fazem parte do cotidiano da sociedade. A solução dos casos, ou seja, descobrir se os genes para duas características estão ou não ligados, depende da compreensão de pistas fornecidas durante o jogar.
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FONTE: Genética na Escola | Vol. 8 | Nº 2 | 2013
AUTORES: Bruno Rafael Santos de Cerqueira, Iderval da Silva Júnior Sobrinho e Andréa Cristina Peripato
Adorei as atividades, Muito obrigado, essa atividade irá auxiliar muito as minhas aulas.