QUESTÕES SOBRE CORREDORES ECOLÓGICOS

1 – (ENEM 2018) Corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal. São instituídos com base em informações como estudos sobre o deslocamento de espécies, sua área de vida (área necessária para o suprimento de suas necessidades vitais e reprodutivas) e a distribuição de suas populações.
Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2017 (adaptado).
Nessa estratégia, a recuperação da biodiversidade é efetiva porque
A) propicia o fluxo gênico.
B) intensifica o manejo de espécies.
C) amplia o processo de ocupação humana.
D) aumenta o número de indivíduos nas populações.
E) favorece a formação de ilhas de proteção integral.
2 – (ENEM 2020) A fragmentação dos hábitats é caracterizada pela formação de ilhas da paisagem original, circundadas por áreas transformadas. Esse tipo de interferência no ambiente ameaça a biodiversidade. Imagine que uma população de onças foi isolada em uma mata pequena. Elas se extinguiriam mesmo sem terem sido abatidas. Diversos componentes da ilha de hábitat, como o tamanho, a heterogeneidade, o seu entorno, a sua conectividade e o efeito de borda são determinantes para a persistência ou não das espécies originais.
Uma medida que auxilia na conservação da biodiversidade nas ilhas mencionadas no texto compreende a
A) formação de micro-hábitats.
B) ampliação do efeito de borda.
C) construção de corredores ecológicos.
D) promoção da sucessão ecológica.
E) introdução de novas espécies de animais e vegetais.
3 – (VUNESP) Os Corredores Ecológicos
A) podem ser definidos como instrumento de gestão ambiental, atuando com o objetivo de garantir a conectividade entre fragmentos de áreas naturais, agricultáveis e reflorestadas.
B) são criados por ato das Secretarias Municipais de Meio Ambiente.
C) visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes, o aumento da cobertura vegetal.
D) são definidos no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) como porções de ecossistemas naturais, seminaturais ou artificiais, ligando unidades de preservação permanente.
E) são planejados pela iniciativa dos governos estaduais e executados pelas organizações não governamentais (ONG) ambientais.
4 – (UNESPAR) Corredores Ecológicos são áreas que possuem ecossistemas florestais biologicamente prioritários e viáveis para a conservação da biodiversidade na Amazônia e na Mata Atlântica, compostos por conjuntos de unidades de conservação, terras indígenas e áreas de interstício. Sua função é a efetiva proteção da natureza, reduzindo ou prevenindo a fragmentação de florestas existentes, por meio da conexão entre diferentes modalidades de áreas protegidas e outros espaços com diferentes usos do solo. Integrante do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil, o Projeto Corredores Ecológicos atua em dois corredores: O Corredor Central da Mata Atlântica e o Corredor Central da Amazônia (https://www.mma.gov.br). Os objetivos desse projeto são:
I. Reduzir a fragmentação, mantendo ou restaurando a conectividade da paisagem e facilitando o fluxo genético entre as populações.
II. Planejar a paisagem, integrando unidades de conservação, buscando conectá-las e, assim, promovendo a construção de corredores ecológicos na Mata Atlântica e a conservação daqueles já existentes na Amazônia.
III. Demonstrar a efetiva viabilidade dos corredores ecológicos como uma ferramenta para a conservação da biodiversidade na Amazônia e Mata Atlântica.
IV. Promover a mudança de comportamento dos atores envolvidos, criar oportunidades de negócios e incentivos a atividades que promovam a conservação ambiental e o uso sustentável, agregando o viés ambiental aos projetos de desenvolvimento.
Analise as assertivas acima e assinale a alternativa CORRETA:
A) Apenas a assertiva I está correta.
B) Apenas as assertivas II e III estão corretas.
C) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
D) Apenas a assertiva IV está correta.
E) Todas as assertivas estão corretas.
5 – (UECE-CEV) Os corredores de biodiversidade ou corredores ecológicos, foram regulamentados no Brasil no início dos anos 2000, como uma tentativa de mitigar os efeitos das ações antrópicas no meio ambiente.
Acerca desse assunto, analise as seguintes afirmações:
I. Os corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas.
II. Um dos objetivos desse sistema é proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal.
III. A movimentação de animais nesses corredores pode permitir a recolonização de áreas degradadas, conciliando a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento ambiental na região.
Está correto o que se afirma em
A) I e II apenas.
B) I, II e III.
C) II e III apenas.
D) I e III apenas.
6 – (VUNESP) Em praticamente todo o território estadual, nota-se uma intensa fragmentação dos ecossistemas naturais, tendo como causa a ação antrópica. A criação de parques municipais, estaduais e federais, assim como de reservas biológicas e indígenas preserva áreas naturais, impedindo uma devastação ainda maior.
A interligação desses fragmentos por meio de corredores ecológicos
A) proporciona maior fluxo gênico entre as populações anteriormente isoladas.
B) estimula a criação de novas espécies, aumentando a biodiversidade.
C) acarreta em menor utilização dos recursos biológicos naturais pelas espécies nativas.
D) contribui com a deriva gênica, preservando dessa forma as espécies endêmicas.
E) favorece a colonização do ambiente antropizado por espécies exóticas.
7 – (CONPASS) Assinale a alternativa que se refere às “Porções de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando as Unidades de Conservação, que possibilitam o fluxo de genes e o movimento da biota”:
A) Ecótonos
B) Habitat
C) Nicho ecológico
D) Corredores ecológicos
E)População viável
8 – (FEPESE) Assinale a alternativa que indica corretamente o instrumento de gestão e ordenamento territorial com o objetivo de garantir a manutenção dos processos ecológicos nas áreas de conexão entre Unidades de Conservação, permitindo a dispersão de espécies, a recolonização de áreas degradadas e o fluxo gênico
A) Mosaícos
B) Reserva legal
C) Reserva da Biosfera
D) Reserva extrativista
E) Corredores ecológicos
GABARITO
1 – A
2 – C
3 – C
4 – E
5 – B
6 – A
7 – D
8 – E

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *