QUESTÃO SOBRE EMBRIOLOGIA (Ensino Médio – 3º ano)

1. (Unifor-CE) Os esquemas abaixo representam embriões nas fases de 4 a 8 células. Sabendo-se que os zigotos que originaram esses embriões têm a mesma quantidade de vitelo, conclui-se que em I o vitelo:
a) distribui-se uniformemente e em II há mais vitelo no polo animal.
b) distribui-se uniformemente e em II há mais vitelo no polo vegetativo.
c) concentra-se mais no polo vegetativo e em II distribui-se uniformemente.
d) concentra-se mais no polo animal e em II distribui-se uniformemente.
e) tem a mesma distribuição da encontrada em II.
2. (UEPB) Observe o esquema que representa parte do sistema reprodutor feminino e identifique os fenômenos e/ou fases representadas em cada numeral.
a) I – ovulação; II – nidação do blastocisto; III – fecundação; IV – mórula
b) I – ovulação; II – fecundação; III – mórula; IV – nidação do blastocisto
c) I – ovulação; II – fecundação; III – blastocisto; IV – nidação da mórula
d) I – nidação; II – fecundação; III – blástula; IV – nidação da mórula
e) I – ovulação; II – fecundação; III – mórula; IV – nidação da mórula
3. (UEPB) O esquema abaixo representa o processo de neuruIação em anfioxo. Identifique as estruturas indicadas por setas e assinale a alternativa cujas informações estão corretas.
a) 1 – tubo digestório; 2 – canal neural; 3 – notocorda; 4 – somitos; 5 – celoma.
b) 1 – tubo digestório; 2 – tubo neural; 3 – canal neural; 4 – notocorda; 5 – celoma.
c) 1 – celoma; 2 – notocorda; 3 – tubo neural; 4 – tubo digestório; 5 – somito.
d) 1 – tubo digestório; 2 – notocorda; 3 – canal neural; 4 – somitos; 5 – celoma.
e) 1 – endoderma; 2 – tubo neural; 3 – notocorda; 4 – celoma; 5 – somito.
4. (Fuvest-SP) Em condições normais, a placenta humana tem por funções:
a) proteger o feto contra traumatismos, permitir a troca de gases e sintetizar as hemácias do feto.
b) proteger o feto contra traumatismos, permitir a troca de gases e sintetizar os leucócitos do feto.
c) permitir o fluxo direto de sangue entre mãe e filho e a eliminação das excretas fetais.
d) permitir a troca de gases e nutrientes e a eliminação das excretas fetais dissolvidas.
e) permitir o fluxo direto de sangue do filho para a mãe, responsável pela eliminação de gás carbônico e de excretas fetais.
5. (Fesp-PE) Os óvulos de aves e répteis, por possuírem grande quantidade de vitelo no polo vegetativo, denominam-se:
a) oligolécitos.
b) heterolécitos.
c) mediolécitos.
d) telolécitos.
e) centrolécitos.
6. (PUC-MG) O vitelo é uma substância muito importante para o desenvolvimento embrionário, pois é ele que supre o embrião quando este ainda não pode ingerir alimentos. No entanto, existem óvulos sem praticamente nenhum vitelo, como os da espécie humana. Esses óvulos são denominados:
a) oligolécitos.
b) telolécitos.
c) megalécitos.
d) centrolécitos.
e) heterolécitos.
7. (Unifor-CE) Os ovos muito ricos em vitelo e que sofrem segmentação parcial discoidal ocorrem em:

a) répteis e aves.
b) anfioxos e peixes.
c) mamíferos e anfíbios.
d) equinodermos e insetos.
e) anelídeos e aracnídeos.
8. (FCC-SP) Qual das seguintes alternativas apresenta, de forma correta, a sequência das fases do desenvolvimento de um embrião de anfíbio a partir do ovo?
a) blástula – gástrula – mórula.
b) gástrula – blástula – mórula.
c) mórula – gástrula – blástula.
d) blástula – mórula – gástrula.
e) mórula – blástula – gástrula.
9. (UFU-MG) Considerando o esquema abaixo, que apresenta uma das fases do desenvolvimento embrionário do anfioxo, assinale o número que indica a estrutura responsável pela sustentação do animal na fase adulta.
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
10. (Ufscar- SP) As estruturas apontadas pelos números 1, 2, 3 e 4, no esquema de um corte transversal de embrião de rã, apresentado a seguir, são:
a) 1: notocorda; 2: tubo neural; 3: intestino primitivo e 4: epiderme.
b) 1: tubo neural; 2: notocorda; 3: arquêntero e 4: ectoderme.
c) 1: tubo neural; 2: celoma; 3: notocorda e 4: ectoderme.
d) 1: notocorda; 2: celoma; 3: arquêntero e 4: ectoderme.
e) 1: intestino primitivo; 2: tubo neural; 3: celoma e 4: notocorda.
11. (PUC-SP) Entre as estruturas abaixo, assinale a que não é derivada da ectoderme:
a) pele.
b) músculo estriado.
c) glândula mamária.
d) cérebro.
e) medula espinal
12. (PUC-MG) Um feto de cão teve má-formação da medula espinhal. É correto afirmar que houve problemas no desenvolvimento embrionário:
a) do arquêntero.
b) da mesoderme.
c) da endoderme.
d) da ectoderme.
e) do celoma.
13. (PUCC-SP) A figura abaixo mostra uma blástula.
O mais provável é que ela tenha se formado a partir de um ovo:

a) telolécito.
b) centrolécito.
c) heterolécito.
d) mediolécito.
e) isolécito.
14. (Unir-RO) O desenho abaixo ilustra as diferentes fases do desenvolvimento embrionário. Sobre isto é errado afirmar que:
a) a célula-ovo resulta do processo da fecundação.
b) a célula-ovo se divide por mitose e forma os blastômeros.
c) a gástrula é uma estrutura temporária que evolui para blástula.
d) a cavidade da gástrula é o intestino primitivo ou arquêntero.
e) a mórula resulta da segmentação da célula-ovo.
15. (PUC-SP) A partir de um ovo telolécito, está-se apresentando, no esquema a seguir, o desenvolvimento de um animal vertebrado.
Os anexos embrionários representados por 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, a:
a) alantoide, saco vitelino e âmnio.
b) âmnio, alantoide e saco vitelino.
c) cório, saco vitelino e alantoide.
d) saco vitelino, alantoide e cório.
e) âmnio, saco vitelino e alantoide.
16. (PUC-SP) A figura abaixo representa um corte transversal de cordado. A notocorda é apontada pela letra:
a) a
b) b
c) c
d) d
e) e
17. (Cesgranrio-RJ) Em relação a um embrião de anfioxo esquematizado a seguir assinale a opção em que não há correspondência entre a estrutura e o que ela origina.
a) Endoderma – fígado.
b) Mesoderma – músculos lisos.
c) Ectoderma – tubo digestório.
d) Notocorda – eixo de sustentação.
e) Tubo neural – sistema nervoso.
18. (UFU-MG) Faça a correlação entre os anexos embrionários apresentados na COLUNA A com as funções descritas na COLUNA B.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
a) 1-a; 2-b; 3-c; 4-d.
b) 1-d; 2-c; 3-a; 4-b.
c) 1-b; 2-d; 3-a; 4-c.
d) 1-c; 2-d; 3-a; 4-b.
GABARITO
1 – B
2 – B
3 – D
4 – D
5 – D
6 – A
7 – A
8 – E
9 – B
10 – B
11 – B
12 – D
13 – E
14 – C
15 – B
16 – B
17 – C
18 – D

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