ETAPAS DA MITOSE

 🎯 PRÓFASE
➤ É a etapa mais longa da mitose.
➤ Os cromossomOs enrolam-se, tornando-se progressivamente mais condensados, curtos e grossos.
➤ Os centrossomOs (dois pares de centríolos) afastam-se para pólos opostos, formando entre eles o fuso acromático. O fuso acromático (ou fuso mitótico) é formado por feixes de fibrilas de microtúbulos proteicos.
➤ No final da prófase, o(s) nucléolo(s) desaparece(m) e a carioteca (membrana nuclear) desorganiza-se.
🎯 METÁFASE
➤ Os cromossomos apresentam a sua máxima condensação.
➤ Os cromossomos, ligados ao fuso acromático, dispõem-se no plano equatorial da célula (meio da célula), formando a chamada placa equatorial. Os centrômeros encontram-se voltados para o centro do plano equatorial, enquanto que os braços dos cromossomas se voltam para fora deste plano.
🎯 ANÁFASE
➤ Verifica-se o rompimento do centrômero, separando-se as dois cromátides que constituíam cada um dos cromossomos.
➤ Os cromossomos são “arrastados” para os polos da célula.
➤ No final da anáfase, cada pólo da célula possui um conjunto de cromossomos exatamente igual.
🎯 TELÓFASE
➤ Inicia-se a organização dos núcleos filhos.
➤ Ocorre a reorganização do núcleo em torno dos dois conjuntos de cromossomos.
➤ Os cromossomos iniciam um processo de descondensação.
➤ As fibrilas do fuso acromático desorganizam-se.
➤ A mitose termina. A célula possui agora dois núcleos.
A mitose nuclear é acompanhada pela divisão do citoplasma – citocinese – completando-se, desta forma, a divisão celular, que origina duas células-filhas.
🎯 CITOCINESE
➤ Ocorre nas células animais:
➤ A citocinese inicia-se na anáfase ou na telófase. Nas células animais, o início da citocinese é marcado pelo surgimento de uma constrição da membrana citoplasmática na zona equatorial da célula.
➤ O estrangulamento (anel contrátil) resulta da constrição de um conjunto de filamentos proteicos que estão localizadas junto da membrana plasmática. O estrangulamento acentua-se até que a célula-mãe seja dividida em duas células-filhas.
⏩ Nas células vegetais:
➤ Existem algumas diferenças na mitose das células vegetais para a mitose das células animais.
➤ Nas células vegetais das plantas superiores não existem centríolos. As fibras do fuso acromático são formadas a partir de estruturas, que se localizam nos pólos, designadas centros organizadores de microtúbulos.
➤ Ao contrário das células animais, em que a citocinese ocorre por estrangulamento (de fora para dentro) do citoplasma, nas células vegetais, a existência de parede celular não permite a citocinese por estrangulamento. Em vez disso, o complexo de Golgi produz vesículas que contêm celulose, outros polissacarídeos e proteínas, que são depositadas na região equatorial da célula, devido à ação orientadora de microtúbulos que se formam entre os dois pólos celulares. As biomoléculas, transportadas pelas vesículas Golgianas, originam uma lamela mediana, que se torna visível na telofase. A deposição de celulose na lamela mediana vai originar uma parede celular, que se começa a formar do centro da célula para a periferia. Ao atingir a parede da célula-mãe, completa-se a citocinese.
One thought on “ETAPAS DA MITOSE”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *