EMBRIÃO – LOCAL DE DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento embrionário (embriogênese) corresponde aos processos de multiplicação e diferenciação celular que levam à formação dos tecidos e órgãos de um embrião (organogênese). O desenvolvimento do indivíduo desde a formação do zigoto até a maturidade sexual é a ontogênese (desenvolvimento ontogenético).

LOCAL DE DESENVOLVIMENTO

De acordo com o local onde o embrião se desenvolve, os animais podem ser:

Ovulíparos

As fêmeas lançam os óvulos na água e ocorre fecundação externa, como em muitos invertebrados aquáticos e alguns peixes e anfibios.

Ovíparos

A fecundação é interna e a fêmea elimina o ovo (este termo pode ser usado como sinônimo de célula-ovo ou de todo o conjunto formado pela célula, pela casca e pelos anexos embrionários), que se desenvolve no exterior à custa de suas reservas nutritivas; é o caso dos répteis em geral, das aves e de vários invertebrados (a fecundação interna fornece maior proteção aos gametas e, como apresenta um ovo com casca e anexos embrionários, é uma adaptação à vida terrestre).

Ovovivíparos

O embrião desenvolve-se no interior da fêmea (o ovo é retido no oviduto), à custa de suas reservas; esse desenvolvimento garante maior proteção ao embrião, e o filhote sai da mãe já formado; é o que ocorre em certos invertebrados, alguns peixes e determinados répteis.
Algumas espécies de tubarão são ovovivíparos

Vivíparos

O embrião absorve diretamente do sangue materno o alimento e o oxigênio de que precisa e elimina suas excretas pela placenta, que se forma no útero da mãe; são representados tipicamente (mas não exclusivamente) pelos mamíferos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *