🎯 ESTRUTURA DO DNA
➠ as cadeias desenvolvem-se em sentidos opostos, iniciando-se na extremidade 5’ e terminando na extremidade 3’. Assim, à extremidade 5’ de uma cadeia corresponde a extremidade 3’ da outra.
➠ nas zonas mais externas da dupla hélice, encontram-se o grupo fosfato e a desoxirribose, enquanto que na parte mais interior, formando os “degraus”, surgem as bases azotadas.
➠Adenina
➠Timina
➠Guanina
➠Citosina
➧ a adenina só emparelha com a timina (por 2 pontes de hidrogênio), bem como a citosina emparelha apenas com a guanina (por 3 pontes de hidrogênio) ⭢ Por esta razão diz-se que são bases complementares (A/T = 1; G/C = 1).
➠ Os nucleótidos dentro da mesma cadeia polinucleotídica ligam-se entre si através de ligações covalentes (do tipo fosfodiéster), que se estabelecem entre o grupo fosfato e os carbonos 3’ e 5’ das pentoses.
➠ As duas cadeias antiparalelas ligam-se entre si, por pontes de hidrogénio que se estabelecem entre as bases azotadas, verificando-se uma complementaridade.
🎯 ESTRUTURA DO RNA
➤ RNA ⭢ a molécula de RNA é formada uma cadeia simples de nucleótidos, com dimensões muito inferiores às da molécula de DNA
➤ Em determinadas regiões, a molécula de RNA pode dobrar-se devido ao estabelecimento de pontes de hidrogênio entre as bases complementares (adenina – uracila; guanina – citosina)
➠RNAm (RNA mensageiro)
➠RNAt (RNA de transferência)
➠RNAr (RNA ribossômico)
🎯 DIFERENÇAS ENTRE O DNA E O RNA
🎯 REPLICAÇÃO DO DNA
➤ Capacidade que o DNA tem de criar cópias de si mesmo.
➠Replicação semiconservativa ➧ cada uma das cadeias serviria de molde para uma nova cadeia e, consequentemente, cada uma das novas moléculas de DNA seria formada por uma cadeia antiga e uma cadeia nova.