REINO FUNGI (FUNGOS)

Esse reino agrupa os seres conhecidos como bolores, mofo, cogumelos, leveduras e etc. São heterótrofos saprófagos e apresentam a maior diversidade de enzimas digestivas. São ao lado das bactérias, os principais decompositores, importantíssimos na reiclagem da matéria no ecossitema.

Mixomicetos

São fungos gelatinosos, cenocíticos, que possuem membranas flexíveis que lhes permitem o deslizamento amebóide. Existem cerca de 600 espécies vivendo nas matas úmidas, sobre folhas caídas e troncos apodrecidos. apresentam reprodução sexuada, formando esporângios.

Filo Mycota

São fungos que possuem hifas, sendo, por isso, denominados fungos verdadeiros. Apresentam as seguintes classes:

Ficomicetos

Com cerca de 50 mil espécies, esses fungos não apresentam corpo de frutificação, são unicelulares ou filamentosos. A reprodução se faz por zoósporos.
Bolor

Ascomicetos

Com cerca de 30 mil espécies, são fungos cujo corpo de frutificação tem o formato de um saco – o asco (do grego asko, saco).
No interior do asco, dois núcleos se fundem formando um núcleo diplóide que, sofrendo meiose, origina quatro núcleos haplóides. Cada um desses núcleos é envolvido por uma parede celular, originando esporos, aqui denominados ascósporos.
São ascomicetos:
Saccharomyces cerevisiae: usado na fabricação do álcool, bebidas alcoólicas e pão.
Penicillium roquefortii: responsável pelo odor e sabor característico do queijo Roquefort.
Pencillium natatum: do qual era extraída a penicilina.

Deuteromicetos

Com cerca de 7 mil espécies, são fungos filamentosos encontrados em grande diversidade de ambientes. Os deuteromicetos são também conhecidos como fungos imperfeitos, pois não se conhece formas sexuais de reprodução. Alguns aparentemente perderam essa capacidade, outros ainda foram perfeitamente estudados. Diversos fungos desse grupo são parasitas de animais e vegetais, provocando inclusive as micoses humanas. Um bom exemplo é a Candida albicans, que causa micose nos pés e na mucosa bucal (sapinho.)

Basidiomicetos

Com cerca de 13 mil espécies, são fungos filamentosos com hifas septdas; o corpo de frutificação, o basidiocarpo, apresenta células especiais em forma de clava, denominadas basídios, nas quais ocorre a produção de esporos denominados basidiósporos. Os basidiomicetos são também conhecidos como cogumelos-de-chapéu. Alguns são comestíveis, outros são venenosos ou contêm substâncias alucinógenas.
Basidiomicetos comestíveis: Agaricus e Pleurotus
Venenosos: Amanita
Alucinógenos: Psilocybe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *