Bactérias
As bactérias são organismos simples formados por uma única célula (unicelulares). A célula que constitui as bactérias não possui núcleo, ficando seu material genético no citoplasma, por isso são chamadas de procariotos, que incluem as bactérias e as arquibactérias.
As células bacterianas apresentam uma entre as várias formas possíveis. Os bacilos (em forma de bastão), os cocos (esféricos ou ovoides) e os espirilos (em forma de saca-rolha ou curvados) estão entre as formas mais comuns. As bactérias vivem em grupos ou formando colônias.
Quanto a constituição de sua célula, é basicamente formada por uma parede celular que é composta por um complexo de carboidrato e proteína chamado de peptideoglicano, membrana plasmática, citoplasma, material genético e ribossomos.
As bactérias geralmente se reproduzem por divisão em duas células iguais, esse processo é chamado de fissão binária. Para a sua nutrição, a maioria das bactérias usa compostos orgânicos encontrados na natureza derivados de organismos vivos ou mortos. Algumas bactérias podem fabricar o seu próprio alimento por fotossíntese, e algumas obtêm seu alimento a partir de compostos inorgânicos.
Muitas bactérias podem “nadar” usando apêndices de movimento chamados de flagelos.
Archaea
As arquibactérias são seres unicelulares formadas por células procarióticas, a parede celular das células que formam as arquibactérias não são compostas por peptideoglicano. As arquibactérias são encontradas em ambientes extremos, são divididas em três grupos principais.
As metanogênicas produzem metano como resultado da respiração. As halofílicas extremas vivem em ambientes muito salinos, como o Mar Morto. As termofílicas extremas vivem em águas sulfurosas e quentes, como fontes termais. As arquibactérias não causam doenças em humanos.
Fungos
Os fungos são organismos eucariotos, possuem um núcleo definido, que contém o material genético (DNA), envolto por um envelope especial chamado de membrana nuclear. Esses seres podem ser unicelulares (microscópicos) ou pluricelulares (macroscópicos), são heterotróficos, ou seja, não realizam fotossíntese e, portanto, não têm a capacidade de produzir seu próprio alimento.
As células que formam os fungos pluricelulares possuem parede celular composta principalmente por uma substância chamada de quitina. As formas unicelulares dos fungos, as leveduras, são microrganismos ovais que são maiores que as bactérias. Os fungos mais comuns são os bolores, fungos que atacam alimentos. Os fungos podem se reproduzir sexuada e assexuadamente. Eles obtêm a alimentação por meio da absorção de matéria orgânica presente no ambiente, que pode ser o solo, a água do mar, a água doce, um animal ou uma planta hospedeira.
Leveduras – Fungos unicelulares |
Protozoários
Os protozoários são microrganismos unicelulares eucariótico, se movimentam por meio de pseudópodes, flagelos ou cílios. As amebas movimentam-se usando extensões dos seus citoplasmas chamadas de pseudópodes (falsos pés). Outros protozoários possuem longos flagelos ou numerosos apêndices curtos para locomoção chamados de cílios. Esses microrganismos apresentam uma variedade de formas e podem ser de vida livre ou parasitas, quanto a sua reprodução pode ser sexuada ou assexuada.
Algas
As algas são seres eucariotos fotossintetizantes com uma grande variedade de formas e com os dois tipos de reprodução, sexuada e assexuada. Podem ser unicelulares ou pluricelulares, de água doce ou salgada e podem formar associações com plantas e fungos.
Algas unicelulares |
Como seres fotossintetizantes, necessitam de luz, água e dióxido de carbono para a produção de alimento e para seu crescimento, como resultado da fotossíntese, as algas produzem oxigênio e carboidratos, que são então utilizados por outros organismos, incluindo os animais. Dessa forma, possuem um papel importante no equilíbrio da natureza.
Vírus
Os vírus são acelulares, ou seja, não é formado por células, sua estrutura é composta de proteínas e material genético que pode ser DNA ou RNA. A partícula viral é muito simples estruturalmente, contendo um núcleo formado somente por um tipo de ácido nucleico. Esse núcleo é circundado por um envoltório proteico e algumas vezes, o envoltório é revestido por uma camada adicional, uma membrana lipídica chamada de envelope.
Vírus bacteriófago |
Os vírus só podem se reproduzir usando a maquinaria celular das células, dessa forma, são considerados vivos quando estão multiplicando dentro das células hospedeiras que infectam. Nesse sentido, os vírus são parasitas de outras formas de vida. Por outro lado, os vírus não são considerados como seres vivos porque, fora dos organismos hospedeiros, eles ficam inertes.
Vírus envelopado |