ENEM 2021 – 2º DIA – CADERNO AZUL – QUESTÃO 104 COMENTADA

Questão 104. O rompimento da barragem de rejeitos de mineração no município mineiro de Mariana e o derramamento de produtos tóxicos nas águas do Rio Doce, ocorridos em 2015, ainda têm consequências para os organismos que habitam o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, localizado a mais de 1000 quilômetros de distância. Esse desastre ambiental afetou o fitoplâcton, as esponjas, as algas macroscópicas, os peixes herbívoros e os golfinhos.
FRAINER, G.;SICILIANO, S.;TAVARES, D. C. Franciscana calls for help:[…].International Whaling Commission, Conference Paper, jun. 2016 (adaptado).
 
Concentrações mais elevadas dos compostos citados são encontrados em
A) esponjas.
B) golfinhos.
C) fitoplâncton.
D) peixes herbívoros.
E) algas macroscópicas.
 
COMENTÁRIOS
1. A questão traz como tema central a bioacumulação.
2. Bioacumulação: Processo definido como a absorção e a retenção de substâncias químicas no organismo de determinado ser vivo.
3. A bioacumulação é um fenômeno que tende a aumentar à medida que aumentam os níveis tróficos de uma cadeia alimentar aumentam (produtor 👉consumidor primário 👉 consumidor secundário 👉 consumidor terciário). 
4. Sendo assim, os organismos que estão no topo da cadeia alimentar apresentam mais acúmulo de substâncias, uma vez que acumulam também as substâncias presentes nos organismos que serviram de alimento, ou seja, no corpo do consumidor terciário (que está no topo da cadeia) irá se acumular as substâncias que estavam presentes nos produtores, consumidores primários e consumidores secundários.
5. Por isso, ao analisar as alternativas temos que procurar o organismo que está no topo da cadeia alimentar, nesse caso o golfinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *