Que o pólen tem uma grande importância todos sabemos, ele é o responsável pelo processo de reprodução das plantas com flores, pela polinização. Mas essa não é a única função dos grãos de pólen, eles também são o alimento básico de várias espécies. Existe até uma ciência que estuda o pólen, a palinologia.
Ao observar as flores de perto podemos perceber que, no miolo, elas de contêm um pó bem fino e geralmente amarelo: é o pólen. Essas estruturas são responsáveis pela fecundação das plantas e muito importantes para a alimentação de vários animais, como aves, insetos e até mesmo para as pessoas.
As abelhas no momento em que visitam o interior de uma flor para sugar o néctar, os grãos de pólen grudam nos finos pelos que recobrem o seu corpo. Em seguida, elas varrem os grãos de pólen que ficaram grudados com suas patas e os guardam em minúsculas bolsas localizadas na parte posterior das patas. A cada viagem em busca de alimento, as abelhas trazem para a colmeia duas bolotas de pólen.
As abelhas operárias trituram as bolas e as guardam em um reservatório no qual o pólen é estocado e coberto por mel. Nesse processo, o material sofre transformações pela ação de substâncias presentes na saliva das abelhas, passando a ser chamado de “pão de abelhas”.
Deste modo, o pólen é consumido e se torna essencial para o desenvolvimento de todos os indivíduos de uma colônia de abelhas, assim como para a reprodução da colmeia.
Pesquisas mostram que o pólen também pode ser bom para os humanos, pois apresenta todos os nutrientes essenciais necessários para o bom funcionamento do organismo, entre esses nutrientes estão 28 sais minerais que retarda o envelhecimento do sistema nervoso e ajuda na eliminação da gordura.