Questão da área de ecologia com o tema “sucessão ecológica”, são necessários conhecimentos sobre comunidade pioneira, intermediária e clímax para a resolução.
2º DIA – CADERNO 5 (AMARELO) – APLICAÇÃO REGULAR
QUESTÃO 126 – No quadro estão apresentadas informações sobre duas estratégias de sobrevivência que podem ser adotadas por algumas espécies de seres vivos.
Na recuperação de uma área desmatada deveriam ser reintroduzidas primeiramente as espécies que adotam qual estratégia?
Sucessão ecológica é o processo de colonização de um ambiente por populações (animais e vegetais), nesse processo ocorre a substituição das populações mais simples por outras mais complexas em uma sequência ordenada e gradual até atingir uma situação de equilíbrio com o ambiente. Em uma sucessão ecológica, podemos reconhecer fases distintas: comunidade pioneira, comunidades intermediárias e comunidade clímax.
Em um ambiente como descrito na questão “área desmatada”, a remoção da cobertura vegetal deixa o solo exposto e contribui para torná-lo cada vez mais pobre. Nessas condições pouco hospitaleiras, pode-se considerar que poucos organismos conseguiriam sobreviver.
Os primeiros seres vivos (organismos pioneiros) a colonizar esse ambiente devem ser tolerantes à condições adversas do ambiente, ou seja, devem ter poucas exigências nutricionais, serem de pequeno porte, ter reprodução rápida e ciclo de vida rápido. Esses organismos são representados por algumas espécies de gramíneas e pequenos animais, como insetos diversos e aranhas.
A melhor estratégia adotada pelos seres vivos para colonizar o ambiente citado, seria a ESTRATÉGIA 1, ou seja, seres vivos que se adaptam a diversos ambientes (Hábitat), se reproduzem rápido e geram grande número de indivíduos (potencial biótico elevado), tem vida curta e começam a se reproduzir cedo, produzem muitos descendentes de tamanho pequeno e o tamanho da população se adequa às condições do ambiente (tamanho populacional variável).
A ESTRATÉGIA 2 é o oposto da 1, por isso está errada, nenhum ser vivo que tenha essas características conseguiria sobreviver ao ambiente citado.
Descartamos então, todas as alternativas que citem a estratégia 2.
A) Estratégia 1, pois essas espécies produzem descendentes pequenos, o que diminui a competição com outras espécies. ERRADA
O tamanho pequeno do ser vivo, tem relação com a quantidade de recursos que ele necessita para sobreviver, mas não influencia na competição.
B) Estratégia 2, pois essas espécies têm uma longa duração da vida, o que favorece a produção de muitos descendentes. ERRADA
Num ciclo de vida longo, geralmente são produzidos poucos descendentes.
C) Estratégia 1, pois essas espécies apresentam um elevado potencial biótico, o que facilita a rápida recolonização da área desmatada. CERTA
Potencial biótico é a capacidade máxima de reprodução de uma espécie , característica ideal para a recolonização desse ambiente.
D) Estratégia 2, pois essas espécies estão adaptadas a hábitats mais estáveis, o que corresponde ao ambiente de uma área desmatada. ERRADA
O ambiente de área desmatada é um ambiente instável.
E) Estratégia 2, pois essas espécies apresentam um tamanho populacional constante, o que propicia uma recolonização mais estável da área desmatada. ERRADA
Um ambiente instável muda suas condições constantemente, por isso é necessário que as espécie pioneiras tenham tamanho populacional variável.
QUALQUER DÚVIDA PODE DEIXAR NOS COMENTÁRIOS QUE SERÁ RESPONDIDA SEMPRE QUE POSSÍVEL.