ENEM 2019 – QUESTÃO RESOLVIDA

2º DIA – CADERNO 5 (AMARELO) –bAPLICAÇÃO REGULAR

QUESTÃO 96 – A esquistossomose (barriga-dʼágua) caracteriza-se pela inflamação do fígado e do baço causada pelo verme Schistosoma mansoni (esquistossomo). O contágio ocorre depois que larvas do verme são liberadas na água pelo caramujo do gênero Biomphalaria, seu hospedeiro intermediário, e penetram na pele humana. Após o diagnóstico, o tratamento tradicional utiliza medicamentos por via oral para matar o parasita dentro do corpo. Uma nova estratégia terapêutica baseia-se na utilização de uma vacina, feita a partir de uma proteína extraída do verme, que induz o organismo humano a produzir anticorpos para combater e prevenir a doença.

Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).Fiocruz anuncia nova fase de vacina para esquistossomose. Disponível em: http://agencia.fiocruz.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).

Uma vantagem da vacina em relação ao tratamento tradicional é que ela poderá

A) impedir a penetração do parasita pela pele. ERRADA

A vacina não impede a entrada do parasita (verme).

 
B) eliminar o caramujo para que não haja contágio. ERRADA

A vacina elimina o verme que causa a doença e não o seu hospedeiro, o caramujo.

C) impedir o acesso do esquistossomo especificamente para o fígado. ERRADA

Os anticorpos produzidos pelo estímulo da vacina não impedem o acesso do verme a diferentes órgãos, mas qualquer que seja lugar onde o verme se instalar os anticorpos irão combate-lo.

D) eliminar o esquistossomo antes que ocorra contato com o organismo. ERRADA

O esquistossomo só é eliminado ao entrar em contato com o organismo imunizado pela vacina.

E) eliminar o esquistossomo dentro do organismo antes da manifestação de sintomas. CORRETA

As vacinas agem estimulando o nosso sistema imunológico a produzir anticorpos específicos, que combatem determinados agentes causadores de doenças, tornando o indivíduo imune. A vacina estimula o organismo a produzir anticorpos sem que ele precise ter ficado doente antes. Segundo o relato da questão, a vacina contra a esquistossomose é produzida a partir de uma proteína retirada do verme causador da doença, o Schistosoma mansoni. Quando um indivíduo recebe a vacina com a proteína do verme, produz anticorpos para combate-la. A proteína por si só não tem a capacidade de causar a doença, mas estimula o organismo a produzir anticorpos e se por acaso o indivíduo for infectado pelo verme já terá os anticorpos produzidos para combate-lo, antes mesmo das manifestações dos sintomas.

QUALQUER DÚVIDA PODE DEIXAR NOS COMENTÁRIOS QUE SERÁ RESPONDIDA SEMPRE QUE POSSÍVEL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *