CHARLES DARWIN

O naturalista inglês Charles Darwin (1809 – 1882) elaborou uma teoria que explica o aparecimento das diferentes espécies de seres vivos.
Darwin realizou muitas viagens ao redor do mundo, visitando locais como as ilhas Galápagos, a Ilha de Páscoa e inclusive o Brasil, como naturalista de bordo do navio Beagle. Nas ilhas Galápagos, localizadas a mil quilômetros da costa do Equador, Darwin catalogou 14 espécies de tentilhões, um tipo de pássaro.
 
Conforme o local que habitavam, os tentilhões tinham diferentes tipos de bico. Alguns possuíam bicos largos, outros duros e compridos. Darwin verificou que os tentilhões de bico largo habitavam regiões onde havia grande número de insetos, que eram capturados em pleno vôo. Os tentilhões de bico duro e comprido alimentavam-se de sementes.
 
A conclusão era que sobreviveram os tentilhões mais adaptados às condições do ambiente. Na região em que os alimentos disponíveis eram as sementes, foram mais bem-sucedidos os tentilhões que tinham bicos capazes de extraí-las e quebrá-las. Esses tentilhões sobreviveram e transmitiram essa característica aos descendentes.
Quatro representantes de tentilhões (aves) com diferentes tamanhos e formatos de bico.
Da mesma forma, nas regiões onde as principais fontes de alimento eram os insetos, sairam-se melhor os tentilhões que podiam capturar um maior número de insetos. Para isso, um bico largo era mais apropriado.
 
Os animais mais adaptados as condições são aqueles que sobrevivem em maior número e transmitem suas características a seus descendentes. Esse fenômeno foi chamado por Darwin de seleção natural.

A origem do homem

Em 1871 Darwin publicou A Descendência do Homem. Ele afirmou que o ser humano teve um ancestral em comum com outros primatas, como o macaco. Como provas, demonstrou que a raça humana apresenta uma série de órgãos residuais, como pequenos músculos nas orelhas, indicando que elas já foram móveis. Há quatro ossos no final da coluna vertebral que são vestígios de uma cauda, entre outros exemplos.
Representação gráfica, mostrando a árvore genealógica do homem
As ideias de Darwin foram muito contestadas em sua época, e até hoje há pessoas que não aceitam a teoria da evolução. Um professor americano chegou a ser processado porque ensinou a Teoria da Evolução a seus alunos. 
 
Esse caso inacreditável pode ser conferido no filme Inherit the Wind (1960), de Frank Capra, que descreve o julgamento do professor. Atualmente, a comunidade científica aceita a Teoria da Evolução de Darwin como a explicação mais racional para a origem das espécies.
Ronielson Lima – Biólogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *