Estudos científicos afirmam que quando aprendemos algo novo e, no decorrer do tempo, fixamos o conteúdo através de intervalos de repetição (a chamada revisão), nosso cérebro consegue reter a informação de forma duradoura. Quanto maior for a quantidade de informação a ser aprendida, mais tempo o indivíduo gastará para aprender. A reaprendizagem será mais fácil que a aprendizagem inicial, sendo mais difícil de ser esquecida, uma vez que acontecerão sucessivas repetições, melhorando a aprendizagem e memorização.
Outros estudos apontam que a memória dos seres humanos armazena no máximo entre 5 e 9 informações de cada vez dependendo, também, da situação e do tipo de informação que vai ser memorizada, quando há excesso de informações tem-se maior probabilidade de cometer erros e má retenção de conhecimentos.
Um indivíduo normal esquece cerca de 90% da informação que foi recebida no primeiro mês ou até mesmo na primeira semana. Desta forma surgiu a Forgetting Curve (ou curva de esquecimento de Forgetting) desenvolvida pelo Ebbinghaus (1885). Um novo aprendizado é mais eficaz quando revisto algumas vezes, depois de determinado período de tempo de revisões, o indivíduo gravará as informações em sua memória de forma mais permanente.
O neurocientista austríaco Kandel afirma que a repetição auxilia na memorização de informações e consequentemente na aprendizagem. As informações são armazenadas de maneira eficiente através de repetições e, provavelmente, se o indivíduo reproduz o conteúdo uma segunda vez, isso faz com que ele realize conexões e afinidades e, assim, obtém-se melhor retenção, transferindo essas informações da memória de curto prazo para longo prazo. O cérebro humano trabalha com estes dois tipos de memórias, a de curto prazo é muito frágil, facilmente afetada por uma dispersão ou por desvio de atenção, a de longo prazo é mais duradoura. Essa transição do processo de memória de curto prazo para longo prazo, se chama consolidação.
Segundo Kandel é possível se assimilar as informações e, em seguida, associá-las de maneira significativa a um conhecimento já fixado na memória. É muito mais fácil a aquisição de um conhecimento se for possível relacioná-lo a outros já memorizados, facilitando e promovendo conexões com objetos já conhecidos.É importante lembrar que revisar sem ter um planejamento não traz rendimentos satisfatórios. Para saber como planejar suas revisões acesse o link abaixo.
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