QUESTÕES DISCURSIVAS SOBRE REPRODUÇÃO

QUESTÕES DISCURSIVAS SOBRE REPRODUÇÃO
QUESTÕES DISCURSIVAS SOBRE REPRODUÇÃO, TEMA MUITO IMPORTANTE DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.


1 – Uma pessoa afirmou que a gemiparidade ou brotamento é uma modalidade de reprodução assexuada que ocorre somente em organismos unicelulares.
 
a) Você concorda com essa afirmação? Por quê?
Não. A gemiparidade pode ocorrer em organismos unicelulares, como certos protozoários, mas pode ocorrer também em organismos multicelulares, como poríferos e cnidários.
 
b) Em que consiste a gemiparidade?
Na gemiparidade, um organismo emite uma espécie de broto, que cresce e origina um novo indivíduo.


2 – (Unicamp-SP) A figura mostra uma situação jocosa referente à fragmentação de um invertebrado hipotético, em que cada um dos fragmentos deu origem a um indivíduo. Um exemplo real muito conhecido é o da fragmentação da estrela-do-mar, cujos fragmentos dão origem a outras estrelas-do-mar.
QUESTÕES DISCURSIVAS SOBRE REPRODUÇÃO
a) Tanto a figura quanto o caso da estrela-do-mar se referem à reprodução assexuada. Explique em que a reprodução assexuada difere da sexuada.
Na reprodução assexuada não há mistura de material genético entre células especiais de reprodução e os descendentes gerados são geneticamente iguais entre si; na reprodução sexuada há mistura de material genético entre células especiais de reprodução e os descendentes gerados são geneticamente diferentes entre si.
 
b) Dê uma vantagem e uma desvantagem da reprodução assexuada em relação à sexuada. Justifique.
Vantagem: permite originar elevado número de descendentes num determinado intervalo de tempo. Desvantagem: não origina variabilidade genética.
 
c) Os invertebrados podem apresentar outros tipos de reprodução assexuada. Indique um desses tipos e dê um exemplo de um grupo de invertebrados em que ele ocorre.
Brotamento, que ocorre, por exemplo, em poríferos.

3 – (Unirio-RJ) Através de diversos cruzamentos (reprodução sexuada), conseguiu-se uma variedade vegetal de alta resistência ambiental e alta produtividade. A partir dessa variedade, um agricultor fez o seu plantio através de mudas (reprodução assexuada).
Baseado nos seus conhecimentos sobre reprodução, responda:
 
a) Por que foi escolhido o processo sexuado para a obtenção da variedade adequada? Justifique.
A reprodução sexuada permite a ocorrência de variabilidade genética entre os descendentes. Assim, entre eles, seleciona-se a variedade portadora de características desejadas.
 
b) Por que foi escolhido o processo assexuado para fazer o plantio? Justifique.
Uma vez obtida a variedade desejada, ela passa a ser propagada assexuadamente, pois esse tipo de reprodução gera descendentes geneticamente iguais entre si e iguais à geração parental. Logo, as características desejadas devem ser mantidas nos sucessivos plantios.


4 – (Fuvest-SP) Diversas espécies de seres vivos se reproduzem assexuadamente quando o ambiente é favorável e estável. Quando as condições ambientais se tornam desfavoráveis, esses organismos passam a se reproduzir sexuadamente. Justifique a importância de mudança do tipo de reprodução na sobrevivência dessas espécies.
Num ambiente desfavorável, a grande variabilidade genética, propiciada pela reprodução sexuada, aumenta a probabilidade de sobrevivência de alguns indivíduos, que podem garantir a perpetuação da espécie.


5 – Se uma abelha-rainha (Apis mellifera) tem células somáticas com 32 cromossomos, quantos cromossomos existirão nas células somáticas de operárias e zangões? Por quê?
As abelhas fêmeas (rainhas e operárias) originam-se de óvulos fecundados; assim, se as células somáticas da abelha-rainha têm 32 cromossomos, as células somáticas das operárias também terão 32 cromossomos. Já os gametas (espermatozoides e óvulos) terão 16 cromossomos; após a fecundação forma-se o zigoto com 32 cromossomos, que originará uma fêmea com 32 cromossomos em suas células somáticas. Os zangões, por sua vez, formam-se por partenogênese; logo, possuem 16 cromossomos, já que se originam de óvulos não fecundados.


6 – (Efoa-MG) Considere o seguinte ditado popular: 
Ai, ai, carrapato não tem pai.
Sobre esse ditado, pergunta-se:
 
a) Qual é o fenômeno biológico que pode explicá-lo?
Partenogênese.
 
b) Como esse fenômeno ocorre?
Em algumas espécies de carrapato, óvulos não fecundados se desenvolvem, originando novos indivíduos. Esses indivíduos só têm “mãe” e, portanto, não têm “pai”.


7 –  (Fuvest-SP) Explique a razão biológica da seguinte quadrinha sul-rio-grandense:
 
O tatu, mais a mulita
É lei de sua criação
Sendo macho, não pode ter irmã
Quando fêmea, não pode ter irmão.
O tatu e a mulita são exemplos de ocorrência de poliembrionia. Logo, numa ninhada, todos os tatuzinhos serão do mesmo sexo, já que são provenientes de um único zigoto. Por isso, sendo machos, só terão irmãos, e não irmãs. Sendo fêmeas, não podem ter irmãos. 

8 – (UFPR) Distinguem-se dois tipos de gêmeos: os univitelinos(ou monozigóticos) e os bivitelinos (ou dizigóticos). Nos esquemas a seguir, identifique:
QUESTÕES DISCURSIVAS SOBRE REPRODUÇÃO
a) os dois tipos de gêmeos;
Em A, os gêmeos são univitelinos; em B, são bivitelinos.
 
b) a constituição genética de cada tipo;
Em A, os gêmeos são geneticamente iguais; em B, têm constituição genética diferente.
 
c) o sexo dos gêmeos nas situações A e B.
Em A, os gêmeos são do mesmo sexo; em B, podem ou não ser do mesmo sexo.


9 – (Unicamp-SP) No início de 1997, pesquisadores anunciaram o nascimento da ovelha Dolly, considerada o primeiro clone de mamífero gerado artificialmente. Um dos objetivos dessa pesquisa é a melhoria da pecuária, através da formação de rebanhos homogêneos. Clones, no entanto, ocorrem naturalmente no cotidiano, lembra o geneticista Ademar Freire Maia em um artigo do Boletim Germinis, do Conselho Regional de Biologia, de maio/junho de 1997.
 
a) Qual seria a desvantagem biológica de um rebanho de clones?
Um rebanho de clones é constituído por indivíduos geneticamente idênticos e, portanto, igualmente suscetíveis a determinado fator do ambiente, como a ação de um patógeno.
 
b) Dê um exemplo de clone que ocorre naturalmente. Justifique. 
Clonagem natural pode ser observada em indivíduos gerados assexuadamente por cissiparidade, por exemplo, bactérias e protozoários.



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