RESUMO SOBRE REPRODUÇÃO HUMANA

1 . O espermatozoide pode carregar um cromossomo X ou um Y, o que determina o sexo cromossômico do embrião.
2. O sexo gonadal é caracterizado pela presença de ovários ou de testículos; o sexo genital é determinado pela formação dos órgãos externos da genitália.
3. O sexo gonadal e o genital começam a ser determinados no embrião indiferenciado, que tem uma abertura cloacal.
4. O tubérculo genital do embrião dá origem ao clitóris na mulher e à glande peniana no homem.
5. No embrião masculino, os testículos se desenvolvem na cavidade abdominal e se projetam para a bolsa escrotal no final da gestação.
6. O sistema genital masculino é composto de testículos que produzem gametas, órgãos tubulares e glândulas acessórias; essas glândulas produzem diferentes substâncias que, juntamente com os espermatozoides, formam o sêmen.
7. Os espermatozoides são produzidos no interior de túbulos seminíferos e se mantêm isolados do sangue.
8. A formação dos espermatozoides (espermatogênese) é mantida ao longo da vida do indivíduo devido à reprodução, por mitose, das espermatogônias.
9. As espermatogônias (2n) formam espermatócitos e espermátides (n).
10. A formação do flagelo nas espermátides está re lacionada com a presença de centríolos.
11. O sistema genital feminino é composto de ovários que produzem gametas (ovócitos), de órgãos tubulares e do útero, que aloja o embrião durante a gravidez.
12. O útero é um órgão com uma espessa musculatura e que se comunica com a vagina.
13. A maturação de folículos ovarianos depende de hormônios esteroides produzidos nas gônadas; a produção desses hormônios, por sua vez, é controlada por hormônios hipofisários, o FSH e o LH.
14. Tanto em homens quanto em mulheres, a hipófise produz os hormônios FSH e o LH. O primeiro promove a multiplicação celular; no homem, isso significa produção de espermatozoides, e na mulher, significa crescimento de folículos, com multiplicação de células que envolvem o ovócito.
15. O LH ativa a produção de progesterona na mulher e de testosterona no homem.
16. Tanto a testosterona como a progesterona têm ação anabolizante, ou seja, aceleram reações químicas que promovem a formação de tecidos, como o tecido ósseo e muscular.
17. Ao longo do ciclo menstrual ocorrem grandes variações nos níveis dos hormônios produzidos: LH, FSH, estrógeno e progesterona.
18. A fecundação pode resultar em gravidez se a produção de progesterona for mantida, o que pode ser alcançado com a produção de outro hormônio, a gonadotropina coriônica humana (HCG).
19. Na fecundação humana, um espermatozoide penetra inteiramente no ovócito e seus centríolos se duplicam, organizando o fuso mitótico da divisão celular do zigoto.
20. Perto do fim da gravidez, a quantidade de estrógeno produzida diariamente é quase vinte vezes superior à quantidade normalmente produzida em mulheres não grávidas. A progesterona também é produzida de maneira abundante e tem diversas funções.
21. Os gêmeos podem ser monozigóticos ou dizigóticos e podem compartilhar placentas ou não. Cerca de 15% dos gêmeos monozigóticos têm placentas separadas (divitelínicos), e cerca de 50% dos gêmeos dizigóticos compartilham a mesma placenta (univitelínicos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *