Questões do ENEM das edições de 2005 a 2023, sobre botânica.
1 – (ENEM 2005) Caso os cientistas descobrissem alguma substância que impedisse a reprodução de todos os insetos, certamente nos livraríamos de várias doenças em que esses animais são vetores. Em compensação teríamos grandes problemas como a diminuição drástica de plantas que dependem dos insetos para polinização, que é o caso das
(A) algas.
(B) briófitas como os musgos.
(C) pteridófitas como as samambaias.
(D) gimnospermas como os pinheiros.
(E) angiospermas como as árvores frutíferas.
2 – (ENEM 2010) Os frutos são exclusivos das angiospermas, e a dispersão das sementes dessas plantas é muito importante para garantir seu sucesso reprodutivo, pois permite a conquista de novos territórios. A dispersão é favorecida por certas características dos frutos (ex.: cores fortes e vibrantes, gosto e odor agradáveis, polpa suculenta) e das sementes (ex.: presença de ganchos e outras estruturas fixadoras que se aderem às penas e pelos de animais, tamanho reduzido, leveza e presença de expansões semelhantes a asas). Nas matas brasileiras, os animais da fauna silvestre têm uma importante contribuição na dispersão de sementes e, portanto, na manutenção da diversidade da flora.
CHIARADIA, A. Mini-manual de pesquisa: Biologia. Jun. 2004 (adaptado).
Das características de frutos e sementes apresentadas, quais estão diretamente associadas a um mecanismo de atração de aves e mamíferos?
A) Ganchos que permitem a adesão aos pelos e penas.
B) Expansões semelhantes a asas que favorecem a flutuação.
C) Estruturas fixadoras que se aderem às asas das aves.
D) Frutos com polpa suculenta que fornecem energia aos dispersores.
E) Leveza e tamanho reduzido das sementes, que favorecem a flutuação.
3 – ENEM (2014) Uma região de Cerrado possui lençol freático profundo, estação seca bem marcada, grande insolação e recorrência de incêndios naturais. Cinco espécies de árvores nativas, com as características apresentadas no quadro, foram avaliadas quanto ao potencial para uso em projetos de reflorestamento nessa região.
Qual é a árvore adequada para o reflorestamento dessa região?
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5
4 – (ENEM 2020 – DIGITAL) A ampla diversidade genética é uma característica presente nas plantas fanerógamas, que ocorreu em razão da presença de estruturas reprodutivas que lhes garantiram o sucesso adaptativo. Os insetos contribuem para a manutenção e o aumento da variabilidade genética, ao transportarem diretamente para o órgão reprodutivo da flor uma importante estrutura desse grupo vegetal.
Qual estrutura vegetal carregada pelos insetos está diretamente relacionada ao incremento do referido processo nesse grupo vegetal?
A) Arquegônio, que protege o embrião multicelular
B) Broto, que propaga vegetativamente as plantas
C) Fruto, que garante uma maior eficiência na dispersão
D) Grão de pólen, que favorece a fecundação cruzada
E) Semente alada, que favorece a dispersão aérea
5 – (ENEM 2023)Um garoto comprou vários abacates na feira, mas descobriu que eles não estavam maduros o suficiente para serem consumidos. Sua mãe recomendou que ele colocasse os abacates em um recipiente fechado, pois isso aceleraria seu amadurecimento. Com certa dúvida, o garoto realizou esta experiência: colocou alguns abacates no recipiente e deixou os demais em uma fruteira aberta. Surpreendendo-se, ele percebeu
que os frutos que estavam no recipiente fechado amadureceram mais rapidamente.
A aceleração desse processo é causada por
A) acúmulo de gás etileno.
B) redução da umidade do ar.
C) aumento da concentração de CO2.
D) diminuição da intensidade luminosa.
E) isolamento do contato com O2 atmosférico.
6 – (ENEM 2023) Há muito tempo são conhecidas espécies de lesmas-do-mar com uma capacidade ímpar: guardar parte da maquinaria das células das algas que consomem — os cloroplastos — e mantê-los funcionais dentro das suas próprias células, obtendo assim parte do seu alimento. Investigadores portugueses descobriram que essas lesmas-do-mar podem ser mais eficientes nesse processo do que as próprias algas que consomem.
Essa adaptação confere a esse organismo a capacidade de obter primariamente
A) ácidos nucleicos.
B) carboidratos.
C) proteínas.
D) vitaminas.
E) lipídios.
7 – (ENEM 2023) Barbatimão é o nome popular de uma árvore cuja casca é utilizada para fins medicinais. Essa casca é constituída principalmente de dois tecidos vegetais: periderme e floema. A extração da casca tem levado à morte muitos indivíduos dessa espécie, quando o corte retira um anel completo ao longo da circunferência do tronco. Aqueles que têm parte da casca retirada sem completar essa circunferência podem sobreviver.
A morte desses indivíduos, decorrente da retirada do anel completo da casca, é provocada pela interrupção da
O nosso website utiliza cookies para lhe proporcionar a melhor experiência. No entanto, ao continuar a usar nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para obter mais informações, leia nossa