Um dos peixes mais famosos do Brasil é a piranha, sempre que ouvimos falar delas lembramos o quanto são perigosas por serem peixes carnívoros. O nome “piranha” vem das línguas tupi-guarani e pode ter se originado da união da palavra “pira” (que significa “peixe”) com a palavra “sanha” ou “ranha” (que quer dizer “dente”).
Mas será que fama das piranhas é totalmente verdade?
Na verdade, não é bem assim como falam!
Das 35 espécies de piranha existentes, apenas três são agressivas e territorialistas, ou seja, defendem com agressividade o lugar onde vivem. Outra meia verdade sobre as piranhas é que elas só comem carne, na realidade elas preferem é uma boa salada, vegetais são a principal alimentação desses peixes.
Pesquisadores descobriram que, no estômago das piranhas, encontra-se, principalmente, material de origem vegetal. Pequenos invertebrados, insetos e pedaços de animais, quando presentes, são apenas uma pequena parcela do que foi ingerido por esses peixes, que indica que eles comem, sobretudo, vegetais.
Então, qual a origem dessa fama de assassinas?
Devido a alguns fatores!
As espécies de piranhas mais agressivas nadam sempre em cardumes e além de atacar para defender o território, são predadoras oportunistas, ou seja, se alimentam em grupo e do que encontrarem pelo caminho. Por exemplo, ao perceber movimentação de algum animal ferido ou em dificuldade, o cardume irá atacá-lo.
Na Amazônia e no Pantanal, vive a espécie mais temida entre todas as piranhas, chamada de queixuda ou piranha-caju, ela tem uma mordida cortante, que provoca graves ferimentos. Por isso, nos rios e lagos dessas regiões, deve-se tomar cuidado ao lavar peixes, couro, qualquer animal sangrando ou entra nesses ambientes com algum ferimento, pois isso pode atrair a atenção das nossas amigas.
Além disso, pescadores dessa região devem tomar cuidado com as piranhas que possam está na rede de pesca, é preciso tomar todo cuidado ao manuseá-la, pois os dentes desses animais são muito afiados. Tanto que alguns índios os usam para cortar cabelo ou fibras de palmeiras bem como para fazer flechas.
Esses peixes vivem em alguns rios da América do Sul, como os das bacias Amazônica, do Paraná-Paraguai e do São Francisco. Foram encontradas espécies de piranhas nos Estados Unidos, na Asia e na Europa, o que pode indicar que esses peixes foram trazidos como peixes ornamentais e, depois soltos nos lagos, e rios dessas regiões.
Ronielson Lima – Biólogo
Fontes:
https://www.cpt.com.br/artigos/peixes-de-agua-doce-do-brasil-piranha-vermelha-pygocentrus-nattereri
https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Peixe/noticia/2021/04/piranhas-se-proliferam-atacam-peixes-e-assustam-pescadores-no-rio-grande-do-sul.html
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/peixepiranha.htm
https://conexaoplaneta.com.br/blog/piranha-da-amazonia-e-encontrada-em-lago-na-louisiana-nos-estados-unidos/
Eu gostei muito
Desse site