Nesse jogo didático são trabalhados conceitos básicos de genética e evolução, e mostra, de forma lúdica e visual os efeitos que mudanças ambientais podem causar nas freqüências alélica e fenotípica de uma população, aqui representada por um grupo de joaninhas. No jogo é simulado o efeito da seleção natural, facilitando a compreensão desse mecanismo que é um dos responsáveis pela evolução dos organismos.
O jogo é destinado para estudantes de ensino médio e de cursos de graduação, que já devem conhecer os conceitos básicos de genética, como, por exemplo, que em indivíduos diplóides há um par de alelos para cada gene, e que o alelo herdado é resultado da aleatoriedade da segregação desses alelos durante a meiose, na formação dos gametas. Os estudantes também precisam entender os conceitos de dominância e recessividade.
Objetivo
Promover a discussão e reforçar a compreensão de conceitos como: genes, alelos múltiplos, dominância e sua ausência, genótipos, fenótipos, homozigose, heterozigose e seleção natural. Para alcançar tal objetivo é apresentada uma simulação da interação entre genes, fenótipos e o meio ambiente.