Jogo didático sobre genética.
A atividade simula a reprodução de um casal de seres humano. Vários descendentes são formados levando-se em consideração cinco características genéticas, além do sexo. A partir dos genótipos escolhidos para os pais os participantes devem simular a formação de gametas femininos e masculinos, a fecundação e, finalmente, construir os fenótipos dos descendentes.
O jogo didático apresenta como objetivos principais sensibilizar o estudante para o estudo dos padrões de herança, trazer para o concreto as relações temporais entre diferentes processos da hereditariedade e compreender a relação entre genótipo e fenótipo.
A compreensão dos fenômenos genéticos não é simples, pois envolve processos e entidades invisíveis que não fazem parte das experiências do dia-a-dia dos estudantes. Além disso, essa compreensão requer uma síntese de conceitos diversos que estão em níveis de organização distintos (moléculas, células, organismos e populações) e a percepção de que os efeitos desses processos são distribuídos no tempo (a formação de gametas ocorre nos pais, a fecundação, a formação do zigoto e o desenvolvimento do embrião ocorrem no organismo materno e o aparecimento das características fenotípicas, no descendente).
O professor deve estar atento ao senso comum que envolve os mecanismos de herança (como, por exemplo, a idéia de mistura) e, a partir dos conceitos, muitas vezes equivocados, que os estudantes possuem, ajudá-los a construir a base científica dos conceitos envolvidos na transmissão das características de pais para filhos.
Essa atividade pretende fornecer a contextualização necessária para retirar o aluno da condição de espectador passivo e facilitar o aprendizado significativo dos princípios básicos da Genética.
Autores: Jorge Oyakawa, Ronaldo S. A. da Silva, Maria Augusta Q. R. Pereira e Eliana M. B. Dessen
Idéia original: Jorge Oyakawa e Ronaldo S. A. da Silva
Projeto e produção dos bonecos: Jorge Oyakawa
Ilustrações: Gledsley Müller
Diagramação: Regina de Siqueira Bueno
Ficha Técnica
Tema Central: Genética
Área de interesse: Biologia/Genética
Público Alvo: alunos do Ensino Médio
Número de participantes: 40 alunos em grupos de quatro
Tempo da atividade: duas aulas