Ícone do site Manual da Biologia

O QUE É VIDA?

As principais características que definem um ser vivo, de acordo com a maioria dos cientistas, são: reações a estímulos do ambiente, homeostase, evolução, crescimento, reprodução, metabolismo, composição química e organização celular.

REAÇÕES A ESTÍMULOS DO AMBIENTE

Os animais correm, saltam, nadam, procuram alimentos; os vegetais inclinam-se em movimentos lentos em direção à luz e as raízes movimentam-se em direção a uma fonte de água. Luz, água e alimentos são exemplos de fatores estimulantes aos quais os seres vivos são capazes de reagir.
Mimosa pudica.
Quando algo encosta em suas folhas, elas se fecham, uma espécie de defesa para assustar possíveis predadores.

HOMEOSTASE

Tendência natural da célula e do organismo de manter estável, do ponto de vista físico-químico, seu meio interno, mesmo diante das variações que possam ocorrer no meio externo.

EVOLUÇÃO

É a propriedade de as populações de seres vivos modificarem-se ao longo do tempo, podendo originar novas espécies.

CRESCIMENTO

O aumento do volume de um corpo nos permite dizer que cresceu. Nos seres vivos, esse crescimento acontece em decorrência do aumento do número de células.

REPRODUÇÃO

É a capacidade de de um ser vivo de originar seres semelhantes a ele. O processo reprodutivo pode acontecer de forma sexuada (quando envolve a união de células reprodutoras) ou assexuada (quando não existe união de células reprodutoras).
Reprodução sexuada
Reprodução assexuada

METABOLISMO

É o somatório de todas as atividades físico-químicas que ocorrem em uma célula ou em todo o organismo. São essas reações que permitem a célula ou a sistema transformar os alimentos em energia, que será usada para multiplicação, crescimento, movimentação e etc.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Todos os seres vivos são formados por substâncias químicas, que podem ser orgânicas ou inorgânicas.

ORGANIZAÇÃO CELULAR

Com exceção dos vírus, todos os seres vivos são formados por células. Eles podem ser unicelulares (protozoários e bactérias) ou constituídos por muitas células. Um conjunto de células forma um tecido, um conjunto de tecidos forma um órgão, um conjunto de órgãos forma um sistema e o conjunto de sistemas forma um organismo.
Sair da versão mobile