Ícone do site Manual da Biologia

EXERCÍCIOS SOBRE EMBRIOLOGIA (Ensino Médio – 3º ano)

1. Diferencie ovos oligolécitos de ovos telolécitos e cite um exemplo de grupo de animais em que esses ovos ocorrem.
2. Diferencie segmentação total (ou holoblástica) de segmentação parcial (ou meroblástica) e cite um exemplo de ovo em que essas segmentações ocorrem.
3. O ovo de uma galinha é relativamente grande e contém bastante vitelo, armazenado na gema. Por outro lado, o ovo de uma vaca, um animal bem maior do que uma galinha, é relativamente pequeno. Explique por que as galinhas produzem ovos maiores do que as vacas.
4. Considerando o desenvolvimento embrionário de um mamífero, diferencie mórula de blástula.
5. (Vunesp) O desenho abaixo representa o esquema de um embrião de cordado seccionado transversalmente.
No adulto, uma das estruturas está relacionada com o sistema nervoso e a outra, com o sistema de sustentação. Dê o nome das estruturas assinaladas e responda como elas se originaram no embrião.
6. O esquema abaixo mostra um ovo de ave com embrião e anexos embrionários. Identifique as estruturas indicadas pelas letras a, b, c, d, e.
a) Identifique as estruturas indicadas pelas letras a, b, c, d, e.
b) Qual a importância para as aves dos anexos embrionários que você identificou?
7. (Fuvest-SP) Durante o desenvolvimento embrionário das aves, o embrião é nutrido graças à grande quantidade de vitelo presente no ovo. Já nos mamíferos o ovo é pobre em vitelo. Como a grande maioria dos embriões de mamíferos consegue obter os nutrientes necessários para seu desenvolvimento?
8. (Vunesp) A figura mostra um esquema do útero humano e algumas de suas estruturas.
Em relação a esse esquema, responda:

a) Que nome recebe a estrutura indicada por 1?
b) A estrutura 2 refere-se ao líquido amniótico. Qual é sua função no organismo materno?

9. (Uniube-MG) No desenvolvimento embrionário de certa espécie, um embrião de trinta horas é constituído por centenas de pequenas células, que limitam uma cavidade preenchida por um líquido.
Nesse ponto do desenvolvimento:

a) Qual é a fase em que o embrião se encontra?

b) Qual é a fase que ele irá iniciar?
10. (Efoa-MG) Em relação ao desenvolvimento embrionário nos vertebrados, responda:

a) Qual a origem da notocorda?

b) A notocorda é substituída por qual estrutura nos vertebrados?

GABARITO

1 – Os ovos oligolécitos acumulam pouco vitelo, que se distribui homogeneamente em seu interior; ocorrem em equinodermos e mamíferos, por exemplo. Os ovos telolécitos acumulam grande quantidade de vitelo e ocorrem em répteis e aves, por exemplo.

2 – Na segmentação total, as divisões celulares ocorrem em todo o ovo (ovos oligolécitos e heterolécitos), enquanto na segmentação parcial elas ocorrem em apenas uma parte do ovo (telolécitos e centrolécitos).

3 – A galinha é ovípara, e isso significa que o embrião se desenvolve no interior do ovo e dele recebe os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Nesse caso, o ovo deve ser rico em vitelo, garantindo a nutrição do embrião; daí ser relativamente grande. Já a vaca é vivípara e, por conseguinte, o embrião se desenvolve no interior do útero materno; nesse caso, o embrião é nutrido pela mãe, e o ovo não é rico em vitelo, daí ser relativamente menor.

4 – A mórula é formada por um aglomerado compacto de blastômeros. Depois que a mórula se forma, ocorre deslocamento de blastômeros para a periferia, formando-se então a blástula, uma estrutura esférica dotada de uma camada periférica de blastômeros e uma cavidade denominada blastocele.

5 – A é o tubo neural, que se origina da ectoderme. B é a notocorda, que se origina de uma evaginação da mesoderme.

6:
A – a: vesícula vitelínica; b: cório; c: âmnio; d: embrião; e: alantoide.
B – Vesícula vitelínica: armazena substâncias que nutrem o embrião; cório: recobre os demais anexos embrionários; âmnio: forma a bolsa amniótica, que contém um líquido que protege o embrião contra choques mecânicos e desidratação; alantoide: armazena excretas e contribui com as trocas gasosas entre o embrião e meio externo.

7 – Através da placenta que, entre outras funções, retira do sangue materno os nutrientes necessários ao desenvolvimento do embrião.

8:
A – Placenta.
B – Protege o embrião contra desidratação e choques mecânicos.

9:
A – Blástula
B – Gástrula

10:
A – Mesoderme
B – Coluna Vertebral
Sair da versão mobile