Ícone do site Manual da Biologia

CORREDORES ECOLÓGICOS

A ecologia é uma das áreas da biologia mais cobrada no ENEM, principalmente os temas relacionados à impactos ambientais e preservação do meio ambiente, dentre esses temas podemos destacar os corredores ecológicos e a sua utilidade na manutenção da biodiversidade e dos ecossistemas.

O QUE É UM CORREDOR ECOLÓGICO?

Um corredor ecológico ou corredor de biodiversidade é uma área de vegetação que interliga fragmentos de ecossistemas, degradados pela ação humana, ou seja, é uma espécie de “ponte” que liga um fragmento de mata a outro.

QUAL É O OBJETIVO DESSES CORREDORES?

Os corredores ecológicos, foram regulamentados no Brasil no início dos anos 2000, como o objetivo de diminuir (mitigar) os efeitos das ações humanas (antrópicas) no meio ambiente, que causam a fragmentação dos ecossistemas.
Esses corredores promovendo a ligação entre essas áreas fragmentadas, proporcionando o deslocamento de animais entre os fragementos, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal. Essa estratégia de recuperação da biodiversidade é efetiva porque propicia o fluxo gênico.
Esse fluxo gênico ou genético é o movimento de genes dentro de uma população ou de uma espécie, que ocorre por meio da reprodução, esse fluxo é importante pois auxilia na variação genética das espécies e tem um papel-chave em vários processos biológicos, tais como a seleção natural e a especiação.

FRAGMENTAÇÃO DE ECOSSISTEMAS

A fragmentação de hábitats e ecossistemas pela ação humana é caracterizada pela formação de ilhas de vegetação original, circundadas por áreas transformadas pelo homem, sendo esse tipo de interferência no ambiente responsável pela ameaça a biodiversidade.
A interligação desses fragmentos por meio de corredores ecológicos consiste em uma prática ambiental bastante benéfica para a preservação da fauna e da flora nativa. Um dos principais manejos ambientais que proporciona tal interligação é a recuperação e a proteção das matas ciliares.
A criação de corredores ecológicos aumetam as chances de sobrevivência de espécies que consigam transitar entre os fragmentos de hábitats conectados.

BENEFÍCIOS DOS CORREDORES ECOLÓGICOS

I. Reduzem a fragmentação, ligando esses fragmentos de florestas e facilitando o fluxo genético entre as populações.
II. São uma ferramenta para a conservação da biodiversidade.
III. Possibilitam o livre trânsito em segurança de animais e a dispersão de sementes entre os fragmentos.
Teste o que você aprendeu aqui, respondendo:
Sair da versão mobile