Ícone do site Manual da Biologia

COMO SER APROVADO NO ENEM

OS 4 PILARES DA APROVAÇÃO

1º Pilar: Leitura

A compreensão do que está sendo estudado ocorre através da leitura, pois além de informar e formar o indivíduo para a vida, a leitura está ligada ao desenvolvimento da sua capacidade de escrita, dos seus conhecimentos em assuntos gerais e ao aumento do seu vocabulário.
A leitura traz muitos benefícios para a nossa vida, aumenta o conhecimento sociocultural, desenvolve a capacidade de interpretar e argumentar, melhora o vocabulário.

2º Pilar: Resumo

Após a leitura de um assunto, precisamos organizar os conceitos e ideais de uma forma clara e objetiva. Estudos mostram que um dos materiais mais importantes e didático que o estudante deve ter em mãos é aquele feito pelo ele próprio, esse material é o resumo. O resumo mais didático é aquele feito pele próprio estudande, se você escreveu daquele jeito, é porque você se comunica daquela maneira. Não existe forma mais eficaz de aprendizado de que aquela feita por você e para você.
Alguns especialistas em aprendizagem afirmam que os resumos feitos à mão são mais eficazes, pois o ato de escrever ajuda o cérebro a fixar melhor as informações. Já outros defendem os resumos feitos no computador, pois são mais práticos na hora de fazer alguma correção ou editação. Então a dica é: teste todas as formas de produzir um resumo e escolha aquela que mais lhe deixar confortável e lhe ajuda a organizar melhor as informações.

3º Pilar: Questões

Estudar por questões contribui para a fixação do conteúdo estudado e é um método de aprendizado eficiente de preparação para vestibulares e concursos em geral .
Tem um ditado popular que diz “A prática leva a perfeição” e é verdade, Quanto mais praticamos algo, melhor ficamos, e o mesmo vale para a preparação para as provas de vestibulares ou concursos, quanto mais estudamos por meio de questões de provas anteriores, mais familiarizados com elas ficamos.
Ao estudar por questões passamos a conhecer o perfil das questões daquela prova, ou seja, quais assuntos são mais cobrados, a linguagem utilizada, além de aumentar nosso conhecimento acerca de termos ou informações novas. E também servem como teste para saber se aprendemos ou não a teoria estudada.
Como estudar por questões?
1. Divida o estudo em blocos de teoria (leitura, resumo ou revisão) e blocos de prática (questões).
2. Tente resolver os exercícios sem ajuda do material teórico.
3. Faça uma correção crítica, fazendo apontamentos, anotando termos novos e etc.
4. Após um bloco de resoluções de questões, volte à teoria para identificar e corrigir os erros.

4º Pilar: Revisão

Temos que revisar para não esquecer, pois naturalmente nós esquecemos grande parte do que aprendemos durante um dia de estudo, por isso a nossa memória precisa ser estimulada de forma adequada para que possa funcionar de forma eficiente. Estudos mostram que após o estudo é natural esqucermos de maneira progressiva o que estudamos e isso é absolutamente normal, é a chamada curva do esquecimento.
O nosso cérebro não retém por muito tempo informações que não são usadas, armazenando elas na memória de curto prazo, mas se uma informação é constantemente revista o nosso cérebro entenderá que se trata de uma informação importante e irá armazená-la na chamada memória de longo prazo.
Por isso fazer revisões periódicas é tão importante, essa técnica ajuda o nosso cérebro a entender que aquelas informações são importantes e devem ser preservadas.
Quer saber como fazer revisões eficientes? leia este artigo: A curva de esquecimento de Ebbinghaus e as revisões programadas
LEIA TAMBÉM:
Sair da versão mobile