Ícone do site Manual da Biologia

RESUMO SOBRE ÁCIDOS NUCLÉICOS

🎯 ÁCIDOS NUCLÉICOS:
➤ São constituídos por unidades básicas designadas nucleótidos
➠ Cada nucleótido é formado por:
➧ base nitrogenada
➧ pentose
➧ grupo fosfato
➤ Cada fosfato liga-se a 2 pentoses
🎯 EXISTEM DOIS TIPOS DE ÁCIDOS NUCLEICOS:
➤ DNA (ácido desoxirribonucleico)
➤ RNA (ácido ribonucleico)
➠ A principal diferença entre estes dois tipos de ácidos nucleicos reside na pentose presente nos seus nucleótidos:
➧ no DNA a pentose é a desoxirribose
➧ no RNA a pentose é a ribose
Quanto às bases azotadas, estas dividem-se em dois tipos:
➠ Púricas ➧ adenina e guanina (apresentam anel duplo)
➠ Pirimídicas ➧ uracila, timina e citosina (apresentam anel simples)
➤ Normalmente, cada um dos ácidos nucleicos só apresenta bases:
➠ No DNA ➧ adenina, timina, guanina e citosina
➠ No RNA ➧ adenina, uracila, guanina e citosina
➤ Os ácidos nucleicos estabelecem ligações entre si, através do grupo fosfato de um dos nucleótidos e o carbono 3 da pentose do nucleótido seguinte, formando cadeias polinucleotídicas ⭢ ligações fosfodiéster

🎯 ESTRUTURA DO DNA

➤ DNA ⭢ modelo de dupla hélice ⭢ a molécula de DNA é composta por duas cadeias polinucleotídicas, que se dispõem em sentidos inversos, designando-se, por isso, antiparalelas.
➠ as cadeias desenvolvem-se em sentidos opostos, iniciando-se na extremidade 5’ e terminando na extremidade 3’. Assim, à extremidade 5’ de uma cadeia corresponde a extremidade 3’ da outra.
➠ nas zonas mais externas da dupla hélice, encontram-se o grupo fosfato e a desoxirribose, enquanto que na parte mais interior, formando os “degraus”, surgem as bases azotadas.
➤ No DNA existem 4 bases azotadas:
➠Adenina
➠Timina
➠Guanina
➠Citosina
➧ a adenina só emparelha com a timina (por 2 pontes de hidrogênio), bem como a citosina emparelha apenas com a guanina (por 3 pontes de hidrogênio) ⭢ Por esta razão diz-se que são bases complementares (A/T = 1; G/C = 1).
➤ Ligações:
➠ Os nucleótidos dentro da mesma cadeia polinucleotídica ligam-se entre si através de ligações covalentes (do tipo fosfodiéster), que se estabelecem entre o grupo fosfato e os carbonos 3’ e 5’ das pentoses.
➠ As duas cadeias antiparalelas ligam-se entre si, por pontes de hidrogénio que se estabelecem entre as bases azotadas, verificando-se uma complementaridade.

🎯 ESTRUTURA DO RNA
➤ RNA ⭢ a molécula de RNA é formada uma cadeia simples de nucleótidos, com dimensões muito inferiores às da molécula de DNA
➤ Em determinadas regiões, a molécula de RNA pode dobrar-se devido ao estabelecimento de pontes de hidrogênio entre as bases complementares (adenina – uracila; guanina – citosina)

➤ As moléculas do RNA são sintetizadas a partir do DNA e podem apresentar, sob o ponto de vista de estrutura e função, três formas distintas:
➠RNAm (RNA mensageiro)
➠RNAt (RNA de transferência)
➠RNAr (RNA ribossômico)

🎯 DIFERENÇAS ENTRE O DNA E O RNA


🎯 REPLICAÇÃO DO DNA
➤ Capacidade que o DNA tem de criar cópias de si mesmo.
➠Replicação semiconservativa ➧ cada uma das cadeias serviria de molde para uma nova cadeia e, consequentemente, cada uma das novas moléculas de DNA seria formada por uma cadeia antiga e uma cadeia nova.

Sair da versão mobile