Ícone do site Manual da Biologia

ENEM 2021 – 2º DIA – CADERNO AZUL – QUESTÃO 98 COMENTADA

Questão 98. Durante o desenvolvimento embrionário humano ocorre uma comunicação entre átrios direito e esquerdo através do forame oval (ou forame de Botal). Essa comunicação não causa prejuízos à circulação do bebê em formação, exceto se ela perdurar após o nascimento.
Os prejuízos no período embrionário são evitados porque a circulação fetal se assemelha à dos(as)
A) aves, porque a pequena circulação e a grande circulação estão presentes.
B) répteis, porque a mistura de sangue é minimizada por um metabolismo lento.
C) crocodilianos, porque a separação dos ventrículos impede a mistura sanguínea.
D) peixes, porque a circulação é simples, ocorrendo uma passagem única pelo coração.
E) anfíbios, porque pressões diferenciais isolam temporalmente o sangue venoso do arterial.
COMENTÁRIOS
1 – PARA RESPONDER ESSA QUESTÃO PRIMEIRAMENTE PRECISAMOS LEMBRAR OS TIPOS DE CIRCULAÇÃO:
Circulação aberta: O sangue passa por um vaso principal e é lançado em cavidades (lacunas) do corpo.
Circulação fechada: O sangue corre apenas no interior de vasos sanguíneos.
Circulação simples: O sangue passa apenas uma vez pelo coração, a cada ciclo cardíaco.
Circulação dupla: O sangue passa duas vezes pelo coração, a cada ciclo cardíaco. O circuito que leva sangue do coração para o pulmão e do pulmão novamente para o coração é denominado de circulação pulmonar. Já o circuito que leva sangue do coração para os tecidos do corpo e deste para o coração é denominado de circulação sistêmica.
Circulação incompleta: ocorre a mistura de sangue rico em oxigênio e sangue rico em gás carbônico.
Circulação completa: o sangue rico em gás carbônico não se mistura com o sangue rico em oxigênio.
2 – TAMBÉM É IMPORTANTE RECORDAR ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS
* O sangue chega ao coração pelo(s) átrio(s) e sai pelo(s) ventrículo(s).
* Sangue arterial: Rico em oxigênio (O2).
* sangue venoso: Rico em gás carbônico (CO2).
* O lado esquerdo do coração dos vertebrados sempre terá sangue arterial.
* O lado esquerdo do coração dos vertebrados sempre terá sangue venoso.
3 –  AGORA TEMOS QUE ENTENDER A CIRCULAÇÃO HUMANA
Circulação neonatal (pós nascimento): O sangue passa duas vezes pelo coração, pois faz faz dois percursos diferentes, coração – pulmões (circulação pulmonar)  e coração – corpo (circulação sistêmica). O sangue sai dos pulmões rico em oxigênio pelas veias pulmonares, chega ao átrio esquerdo, passa para o ventrículo direito e sai do coração pela aorta, por onde é distribuído para todo o corpo. Após oxigenar os tecidos e recolher o gás carbônico (sangue venoso) volta ao coração pelas veias cavas, entrando no átrio direito depois ventrículo direito e saindo pela artéria pulmonar em direção aos pulmões onde ocorrerá as trocas gasosos e o ciclo irá recomeçar. Resumindo, nos seres humanos adultos, a circulação é fechada (ocorre exclusivamente dentro dos vasos sanguíneos), dupla (o sangue passa duas vezes pelo coração, através da circulação pulmonar e sistêmica e é completa (não ocorre mistura de sangue).
Percurso do sangue:
Pulmões ⟶ (sangue arterial) ⟶ veias pulmonares ⟶ átrio esquerdo ⟶ ventrículo esquerdo ⟶ artéria aorta ⟶ corpo ⟶ (sangue venoso) ⟶ veias cavas ⟶ átrio direito ⟶ ventrículo direito ⟶ artéria pulmonar ⟶ pulmões
Circulação Fetal: A circulação fetal ocorre de maneira diferente da circulação pós nascimento, os pulmões do feto não funcionam ainda e as trocas gasosas são realizadas através da placenta. Praticamente não existe circulação pulmonar, já que os pulmões não realizam trocas gasosas e recebem apenas 10% do sangue para manter seus tecidos vivos, a maior parte do sangue está na circulação sistêmica e isso acontece porque existe uma comunicação ( forame oval) entre o átrio direito e esquerdo. Basicamente existe um “desvio” do sangue (venoso) que ao chegar no átrio direito deveria passar para o ventrículo direito e ser levado aos pulmões pela artéria pulmonar, porém ao chegar no átrio direito esse sangue passa para átrio esquerdo através do forame, ocorrendo mistura de sangue venoso e arterial, depois passa para o ventrículo esquerdo e retorna pela artéria aorta para corpo, ou seja, como praticamente só existe circulação sistêmica, o sangue só passa uma vez pelo coração. A circulação fetal é simples (o sangue passa uma vez pelo coração a cada ciclo cardíaco) e incompleta (existe mistura de sangue).

ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

Ao analisar as alternativas devemos buscar pelo tipo de circulação mais semelhante à circulação fetal, que é simples e incompleta.
A) aves, porque a pequena circulação e a grande circulação estão presentes. (ERRADA)
O coração das aves assim como o dos mamíferos apresenta quatro cavidades, possui dois átrios e dois ventrículos, apresentam circulação dupla e completa.
B) répteis, porque a mistura de sangue é minimizada por um metabolismo lento. (ERRADA)
O coração dos répteis é tricavitário, apresenta dois átrios e um ventrículo que tem uma parede, o septo intraventricular parcial, que divide esse ventrículo parcialmente. A circulação nesse caso é dupla com o sangue passando duas vezes pelo coração a cada ciclo cardíaco e como o ventrículo não é divido completamente ocorre a mistura de sangue arterial e venoso, por isso a circulação dupla e incompleta. Além disso a questão afirma que o metabolismo de um feto é lento, essa afirmação está errada pois como o feto está em período de desenvolvimento seu metabolismo é rápido.
C) crocodilianos, porque a separação dos ventrículos impede a mistura sanguínea. (ERRADA)
Os répteis crocodilianos são uma exceção, eles apresentam um coração com quatro cavidades, ou seja, possui dois átrios e dois ventrículos, nesse caso a circulação é dupla pois o sangue passa duas vezes pelo coração. As quatro câmaras são completamente separadas, mas existe comunicação entre a artéria aorta e a artéria pulmonar, a qual permite a mistura de sangue arterial com sangue venoso. A circulação é dupla, mas incompleta (ocorre mistura de sangue fora do coração).
D) peixes, porque a circulação é simples, ocorrendo uma passagem única pelo coração. (CORRETA)
O coração dos peixes é bicavitário, apresenta apenas um átrio e um ventrículo, portanto a circulação é simples pois o sangue passa apenas uma vez pelo coração a cada ciclo cardíaco e incompleta já que ocorre mistura do sangue.
E) anfíbios, porque pressões diferenciais isolam temporalmente o sangue venoso do arterial. (ERRADA)
O coração dos anfíbios é tricavitário, apresenta dois átrios e um ventrículo, portanto a circulação é dupla pois os dois tipos de sangue (arterial e venoso) passam pelo coração e duas vez a cada ciclo cardíaco. Como existe apenas um ventrículo a circulação é incompleta e ocorre mistura de sangue.
Sair da versão mobile