Ícone do site Manual da Biologia

ENEM 2021 – 2º DIA – CADERNO AZUL – QUESTÃO 96 COMENTADA

Questão 96. A sequência de nucleotídeos do RNA mensageiro presentes em um gene de um fungo, constituída de sete códons, está escrita a seguir.
Pesquisadores submeteram a sequência a mutações independentes. Sabe-se que os códons UAG e UAA são terminais, ou seja, indicam a interrupção da tradução.
Qual mutação produzirá a menor proteína?
A) Deleção do G no códon 3.
B) Substituição de C por U no códon 4.
C) Substituição de G por C no códon 6.
D) Substituição de A por G no códon 7.
E) Deleção dos dois primeiros nucleotídeos no códon 5.
COMENTÁRIOS
OBSERVAÇÕES GERAIS
1 – Bases nitrogenadas: Compostos presentes na estrutura do DNA e RNA. As bases presentes no DNA são a Adenina (A), Timina (T), Citosina (C) e Guanina (G); o RNA é formado por Adenina (A), Uracila (U), Citosina (C) e Guanina (G).
2 – Nucleotídeos: são as unidades que formam o DNA e RNA, são constituídos de três partes diferentes, uma base nitrogenada (A, T ou U, C e G), uma desoxirribose ou ribose (um açúcar formado por cinco carbonos) e um grupamento fosfato.
3 – Códon: Uma trinca (três) de nucleotídeos que produz um aminoácido.
4 – Aminoácido (aa): Unidades que formam as proteínas.
5 – Transcrição: Processo de formação de uma fita de RNA a partir do DNA.
6 – Tradução: Processo em que os ribossomos traduzem as informações (códons) contidas no RNA mensageiro (RNAm) em aminoácidos que formarão as proteínas.
7 – Códon de iniciação: O códon AUG é aquele pelo qual o ribossomo inicia a tradução, formando o primeiro aminoácido.
8 – Códon de término: Podem ser três (UAA, UAG ou UGA), quando o ribossomo encontra qualquer um desses códons ele para a tradução, códons de término não geram aminoácidos.
9 – Processo de produção de proteínas: O DNA através do processo de transcrição produz uma fita de RNA mensageiro que através do processo de tradução origina uma proteína.
10 – O RNA mensageiro mencionado na questão, em condições normais (sem mutação) produzirá 6 aminoácidos (aa).
Alternativa A (ERRADA)
Ao deletar (apagar) um nucleotídeo de um códon, ocorrerá a união dos dois nucleotídeos restantes com o primeiro nucleotídeo do próximo códon, ou seja, nesse caso ao deletar G do códon 3, as duas Uracilas restantes irão se juntar a citosina (C) do códon 4, que por sua vez irá juntar as duas Adeninas (A) com a Uracila (U) do códon 5 e assim por diante. Com essa mutação ocorrerá a produz de 6 aa.
Alternativa B (CORRETA)
Ao substituir C por U no códon 4, ocorrerá a formação de um códon de término (UAA), portanto essa mutação fará com que ocorra a produção de apenas 3 aa.
Alternativa C (ERRADA)
Ao substituir G por C no códon 6, haverá mudança apenas no tipo de aminoácido (aa) produzido, pois cada combinação de três nucleotídeos (trinca) origina um aminoácido diferente, porém o RNA continuará a produzir 6 aa.
Alternativa D (ERRADA)
Ao substituir o A por G no códon 7, este deixará de ser um códon de término e originará um aminoácido, portanto, devido a essa mutação irão ser produzidos 7 aa.
Alternativa E (ERRADA)
Ao deletar os dois primeiros nucleotídeos (UG), o nucleotídeo restante (U) irá se juntar com os dois primeiros do códon 6 (AG) formando UAG, códon de término. Nesse caso ocorrerá a formação de 4 aa.
Sair da versão mobile