Ícone do site Manual da Biologia

QUESTÕES DO ENEM – EMBRIOLOGIA

QUESTÕES DO ENEM - EMBRIOLOGIA

Questões do ENEM, edições de 2006 e 2023, sobre embriologia.


1 – (ENEM 2006) Em certas localidades ao longo do rio Amazonas, são encontradas populações de determinada espécie de lagarto que se reproduzem por partenogênese. Essas populações são constituídas, exclusivamente, por fêmeas que procriam sem machos, gerando apenas fêmeas. Isso se deve a mutações que ocorrem ao acaso nas populações bissexuais. Avalie as afirmações seguintes, relativas a esse processo de reprodução.
I. Na partenogênese, as fêmeas dão origem apenas a fêmeas, enquanto, nas populações bissexuadas, cerca de 50% dos filhotes são fêmeas.
II. Se uma população bissexuada se mistura com uma que se reproduz por partenogênese, esta última desaparece.
III. Na partenogênese, um número x de fêmeas é capaz de produzir o dobro do número de descendentes de uma população bissexuada de x indivíduos, uma vez que, nesta, só a fêmea põe ovos.
É correto o que se afirma
A) apenas em I.
B) apenas em II.
C) apenas em I e III.
D) apenas em II e III.
E) em I, II e III.

2 – (ENEM 2015) Um importante princípio da biologia, relacionado à transmissão de caracteres e à embriogênese humana, foi quebrado com a descoberta do microquimerismo fetal. Microquimerismo é o nome dado ao fenômeno biológico referente a uma pequena população de células ou DNA presente em um indivíduo, mas derivada de um organismo geneticamente distinto. Investigando-se a presença do cromossomo Y, foi revelado que diversos tecidos de mulheres continham células masculinas. A análise do histórico médico revelou uma correlação extremamente curiosa: apenas as mulheres que antes tiveram filhos homens apresentam microquimerismo masculino. Essa correlação levou à interpretação de que existe uma troca natural entre células do feto e maternas durante a gravidez.
MUOTRI, A. você não é só você: carregamos células maternas na maioria de nossos órgãos. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado).
O princípio contestado com essa descoberta, relacionado ao desenvolvimento do corpo humano, é o de que
A) o fenótipo das nossas células pode mudar por influência do meio ambiente.
B) a dominância genética determina a expressão de alguns genes.
C) as mutações genéticas introduzem variabilidade no genoma.
D) as mitocôndrias e o seu DNA provêm do gameta materno.
E) as nossas células corporais provêm de um único zigoto.

3 – (ENEM 2023) Na fertilização in vitro, espermatozoides são adicionados aos gametas femininos retirados de uma mulher. Após o período de incubação, a fecundação é favorecida pela ação de enzimas. Em um procedimento realizado, observou-se que nenhum dos gametas femininos foi fertilizado e, posteriormente, verificou-se que havia sido adicionado, equivocadamente, um coquetel de inibidores das enzimas do acrossomo, no lugar de um dos nutrientes constituintes do meio de cultura.

O coquetel de inibidores impediu o(a)

A) formação do pronúcleo masculino.

B) início da divisão mitótica do zigoto.

C) término da segunda divisão meiótica do ovócito.

D) passagem do espermatozoide pela corona radiata e zona pelúcida.

E) fusão das membranas plasmáticas do ovócito e do espermatozoide.




GABARITO
1 – C
2 – E
3 – D



VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE LER:

EMBRIOLOGIA: MÓRULA, BLÁSTULA, GASTRULAÇÃO E ORGANOGÊNESE

Sair da versão mobile