Aranha viúva negra, na verdade, é um nome comum que se dar a 31 espécies de aranhas espalhadas pelo mundo da família Theridiidae, essas aranhas compartilham um hábito chamado de canibalismo sexual, ou seja, se alimentam dos parceiros após acasalar.
Sempre ouvimos falar que a “viúva negra” mata o macho após o acasalamento para se alimentar, porém essa não é a verdade, ela é inocente (da morte) pelo menos na maioria das vezes.
Vamos aos fatos que provam a inocência da nossa amiga viúva negra:
O aparelho reprodutor do macho, chamado de bulbo, fica em sua cabeça. Após o acasalamento, quando o macho termina de depositar os espermatozoides no aparelho reprodutor da fêmea, ele faz retira bruscamente seu aparelho reprodutor (bulbo) que acaba quebrando e quando isso acontece, o macho perde muita hemolinfa, líquido azul com função semelhante ao sangue dos mamíferos, ou seja, ele sofre um processo “semelhante” a hemorragia e acaba morrendo.
O fato é que o macho na maioria das vezes morre por acidente e após a cópula a fêmea se ver com um “cadáver” em sua teia, então simplesmente aproveita o alimento fácil e devora o macho para repor a energia gasta no acasalamento. Portanto a viúva negra é inocente da morte, ela apenas não desperdiça uma boa refeição.
Existe uma ocasião onde a fêmea da viúva negra mata o macho, quando ele invade a sua teia quando ela ainda não está preparada para acasalar, então nesse caso ela o come como faria com qualquer presa.
Ronielson Lima – Biólogo