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QUESTÕES DO ENEM – EVOLUÇÃO (PARTE II)

QUESTÕES DO ENEM - EVOLUÇÃO

Questões do ENEM das edições de 2014 a 2023, sobre evolução.


1 – (ENEM – 2014) Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo “evolução” pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas.
Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam por
A) modificação de características.
B) incremento no tamanho corporal.
C) complexificação dos sistemas.
D) melhoria de processos e estruturas.
E) especialização para uma determinada finalidade.

2 – (ENEM 2015) Algumas raças de cães domésticos não conseguem copular entre si devido à grande diferença em seus tamanhos corporais. Ainda assim, tal dificuldade reprodutiva não ocasiona a formação de novas espécies (especiação).
Essa especiação não ocorre devido ao(à)
A) oscilação genética das raças.
B) convergência adaptativa das raças.
C) isolamento geográfico entre as raças.
D) seleção natural que ocorre entre as raças.
E) manutenção do fluxo gênico entre as raças.

3 – (ENEM 2016) Darwin, em viagem às Ilhas Galápagos, observou que os tentilhões apresentavam bicos com formatos diferentes em cada ilha, de acordo com o tipo de alimentação disponível. Lamarck, ao explicar que o pescoço da girafa teria esticado para colher folhas e frutos no alto das árvores, elaborou ideias importantes sobre a evolução dos seres vivos.
O texto aponta que uma ideia comum às teorias da evolução, propostas por Darwin e por Lamarck, refere-se à interação entre os organismos e seus ambientes, que é denominada de
A) mutação.
B) adaptação.
C) seleção natural.
D) recombinação gênica.
E) variabilidade genética.

4 – (ENEM 2017)
A árvore filogenética representa uma hipótese evolutiva para a família Hominidae, na qual a sigla “m.a.” significa “milhões de anos atrás”. As ilustrações representam, da esquerda para a direita, o orangotango, o gorila, o ser humano, o chimpanzé e o bonobo.
Disponível em: www.nature.com. Acesso em: 6 dez. 2012 (adaptado).
Considerando a filogenia representada, a maior similaridade genética será encontrada entre os seres humanos e:
A) Gorila e bonobo.
B) Gorila e chimpanzé.
C) Gorila e orangotango.
D) Chimpanzé e bonobo.
E) Bonobo e orangotango.

5 – (ENEM 2017) Atualmente, o medicamento de escolha para o tratamento da esquistossomose causada por todas as espécies do verme Schistosoma e o praquizentel (PQZ). Apesar de ser eficaz e seguro, seu uso em larga escala e tratamentos repetitivos em áreas endêmicas têm provocado a seleção de linhagens resistentes.
LAGE, R. C. G. Disponível em: www.repositorio.ufop.br. Acesso em: 17 dez. 2012 (adaptado).
Qual é o mecanismo de seleção dos vermes resistentes citados?
A) Os vermes tornam-se resistentes ao entrarem em contato com o medicamento quando invadem muitos hospedeiros.
B) Os vermes resistentes absorvem o medicamento, passando-o para seus descendentes, que também se tornam resistentes.
C) Os vermes resistentes transmitem resistência ao medicamento quando entram em contato com outros vermes dentro do hospedeiro.
D) Os vermes resistentes tendem a sobreviver e produzir mais descendentes do que os vermes sobre os quais o medicamento faz efeito.
E) Os vermes resistentes ao medicamento tendem a eliminar os vermes que não são resistentes, fazendo com que apenas os mais fortes sobrevivam.

6 – (ENEM 2018) A polinização, que viabiliza o transporte do grão de pólen de uma planta até o estigma de outra, pode ser realizada biótica ou abioticamente. Nos processos abióticos, as plantas dependem de fatores como o vento e a água.
A estratégia evolutiva que resulta em polinização mais eficiente quando esta depende do vento é o(a)
A) diminuição do cálice.
B) alongamento do ovário.
C) disponibilização do néctar.
D) intensificação da cor das pétalas.
E) aumento do número de estames.

7 – (ENEM 2018) O processo de formação de novas espécies é lento e repleto de nuances e estágios intermediários, havendo uma diminuição da viabilidade entre cruzamentos. Assim, plantas originalmente de uma mesma espécie que não cruzam mais entre si podem ser consideradas como uma espécie se diferenciando. Um pesquisador realizou cruzamentos entre nove populações — denominadas de acordo com a localização onde são encontradas — de uma espécie de orquídea (Epidendrum denticulatum). No diagrama estão os resultados dos cruzamentos entre as populações.
Considere que o doador fornece o pólen para o receptor
FIORAVANTI, C. Os primeiros passos de novas espécies: plantas e animais se diferenciam por meio de mecanismos surpreendentes. Pesquisa Fapesp, out. 2013 (adaptado).
Em populações de quais localidades se observa um processo de especiação evidente?
A) Bertioga e Marambaia; Alcobaça e Olivença.
B) Itirapina e Itapeva; Marambaia e Massambaba.
C) Itirapina e Marambaia; Alcobaça e Itirapina.
D) Itirapina e Peti; Alcobaça e Marambaia.
E) Itirapina e Olivença; Marambaia e Peti.

8 – (ENEM 2019) Durante sua evolução, as plantas apresentaram grande diversidade de características, as quais permitiram sua sobrevivência em diferentes ambientes. Na imagem, cinco dessas características estão indicadas por números.
A aquisição evolutiva que permitiu a conquista definitiva do ambiente terrestre pelas plantas está indicada pelo número:
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5

9 – (ENEM 2020) Uma população (momento A) sofre isolamento em duas subpopulações (momento B) por um fator de isolamento (I). Passado um tempo, essas subpopulações apresentam características fenotípicas e genotípicas que as distinguem (momento C), representadas na figura pelas tonalidades de cor. O posterior desaparecimento do fator de isolamento I pode levar, no momento D, às situações Dl e D2.
A representação indica que, no momento D, na situação
A) Dl ocorre um novo fator de isolamento geográfico.
B) Dl existe uma única população distribuída em gradiente.
C) Dl ocorrem duas populações separadas por isolamento reprodutivo.
D) D2 coexistem duas populações com características fenotípicas distintas.
E) D2 foram preservadas as mesmas características fenotípicas da população original A.

10 – (ENEM 2020 – DIGITAL) Acredita-se que os olhos evoluíram de órgãos sensores de luz para versões que formam imagens. O olho humano atua como uma câmera, coletando, focando e convertendo a luz em sinal elétrico, que é traduzido em imagens pelo cérebro. Mas em vez de um filme fotográfico, é uma retina que detecta e processa os sinais, utilizando células especializadas. Moluscos cefalópodes (como as lulas) possuem olhos semelhantes aos dos humanos, apesar da distância filogenética.
LAMB, T. D. A fascinante evolução do olho: cientistas já têm uma visão clara de como surgiram nossos olhos tãocomplexos. Scientific American Brasil , ed. 111, ago. 2011 (adaptado).
A comparação dos olhos mencionada representa que tipo de evolução?
A) Aleatória
B) Homóloga
C) Divergente
D) Progressiva
E) Convergente

11 – (ENEM 2020 – DIGITAL) Alterações no genoma podem ser ocasionadas por falhas nos mecanismos de cópia e manutenção do DNA, que ocorrem aleatoriamente. Assim, a cada ciclo de replicação do DNA, existe uma taxa de erro mais ou menos constante de troca de nucleotídeos, independente da espécie. Partindo-se desses pressupostos, foi construída uma árvore filogenética de alguns mamíferos, conforme a figura, na qual o comprimento da linha horizontal é proporcional ao tempo de surgimento da espécie a partir de seu ancestral mais próximo.
ALBERTS, B.et al. Biologia molecular da célula. Nova York: Garland Publisher, 2008.
Qual espécie é geneticamente mais semelhante ao seu ancestral mais próximo?
A) Cavalo
B) Ovelha
C) Veado
D) Porco
E) Vaca

12 – (ENEM 2021 – APLICAÇÃO REGULAR)O polvo mimético apresenta padrões cromáticos e comportamentos muito curiosos. Frequentemente, muda a orientação de seus tentáculos, assemelhando-se a alguns animais. As imagens 1, 3 e 5 apresentam polvos mimetizando, respectivamente, um peixe-linguado (2), um peixe-leão (4) e uma serpente-marinha (6). COMENTÁRIO
Do ponto de vista evolutivo, a capacidade apresentada se estabeleceu porque os polvos
A) originaram-se dos mesmo ancestral que esses animais.
B) passaram por mutações similares a esses organismos.
C) observaram esses animais em seus nichos ecológicos.
D) resultaram de convergência adaptativa com essas espécies.
E) sobreviveram às pressões seletivas com esses comportamentos.

13 – (ENEM 2021 – APLICAÇÃO REGULAR) Entre 2014 e 2016, as regiões central e oeste da África sofreram uma grave epidemia de febre hemorrágica causada pelo vírus ebola, que se manifesta em até 21 dias após a infecção e cuja taxa de letalidade (enfermos que vão a óbito) pode chegar a 90%. Em regiões de clima tropical e subtropical, um outro vírus também pode causar febre hemorrágica: o vírus da dengue, que, embora tenha período de incubação menor (até 10 dias), apresenta taxa de letalidade abaixo de 1%.
Disponível em: www.who.int. Acesso em: 1 fev. 2017 (adaptado)
Segundo as informações do texto e aplicando princípios de evolução biológica às relações do tipo patógeno-hospedeiro, qual dos vírus infecta seres humanos há mais tempo?
A) Ebola, pois o maior período de incubação reflete duração mais longa do processo de coevolução patógeno-hospedeiro.
B) Dengue, pois o menor período de incubação reflete duração mais longa do processo de coevolução patógeno-hospedeiro.
C) Ebola, cuja alta letalidade indica maior eficiência do vírus em parasitar seus hospedeiros, estabelecida ao longo de sua evolução.
D) Ebola, cujos surtos epidêmicos concentram-se no continente africano, reconhecido como berço da origem evolutiva dos seres humanos.
E) Dengue, cuja baixa letalidade indica maior eficiência do vírus em parasitar seus hospedeiros, estabelecida ao longo da coevolução patógeno-hospedeiro.

14 – (ENEM 2021 – APLICAÇÃO REGULAR)Estudo aponta que a extinção de preguiças-gigantes, cuja base da dieta eram frutos e sementes, provocou impactos consideráveis na vegetação do Pantanal brasileiro. A flora, embora não tenha desaparecido, tornou-se menos abundante que no passado, além de ocupar áreas mais restritas.
BICUDO. F. Jardineiros da pesada. Ecologia. Pesquisa Fapesp. ed. 231. maio 2015 (adaptado).
O evento descrito com a flora ocorreu em razão da redução
A) da produção de flores.
B) do tamanho das plantas.
C) de fatores de disseminação das sementes.
D) da quantidade de sementes por fruto.
E) dos hábitats disponíveis para as plantas.

15 – (ENEM 2022) Desde a proposição da teoria de seleção natural por Darwin, os seres vivos nunca mais foram olhados da mesma forma. No que diz respeito à reprodução de anfíbios anuros, os cientistas já descreveram diferentespadrões reprodutivos, como os exemplificados a seguir:

Espécie 1 – As fêmeas produzem cerca de 5 000 gametas, que são fecundados na água, em lagoas temporárias de estação chuvosa. Todo o desenvolvimento embrionário, do ovo à metamorfose, ocorre, nesse ambiente, independente dos pais.

Espécie 2 – As fêmeas produzem aproximadamente 200 gametas, que são depositados em poças próximas a corpos-d’água. Os embriões são vigiados pelos machos durante boa parte do seu desenvolvimento.

Espécie 3 – As fêmeas produzem por volta de 20 gametas, que são fecundados sobre a superfície das folhas de plantas cujos galhos estão dispostos acima da superfície de corpos-d’água e aí se desenvolvem até a eclosão.

Espécie 4 – As fêmeas produzem poucos gametas que, quando fecundados, são “abocanhados” pelos machos. Os embriões se desenvolvem no interior do saco vocal do macho até a metamorfose, quando saem através da boca do pai.

Os padrões descritos evidenciam que

A) as fêmeas influenciam o comportamento dos machos.

B) o cuidado parental é necessário para o desenvolvimento.

C) o grau de evolução determina o comportamento reprodutivo.

D) o sucesso reprodutivo pode ser garantido por estratégias diferentes.

E) o ambiente induz modificação na produção do número de gametas femininos.

16 – (ENEM 2023) Durante a evolução das plantas, ocorreu uma transição do ambiente aquático para o ambiente terrestre graças ao surgimento de algumas estruturas que as tornaram independentes da água. Esse fato permitiu maior dispersão desse grupo de seres vivos, sendo possível observá-los em diferentes ambientes na atualidade.

Qual estrutura possibilitou a independência da água para a fecundação dos seres vivos citados acima?

A) Fruto.

B) Esporo.

C) Semente.

D) Tubo polínico.

E) Vaso condutor.

 




GABARITO
1 – A
2 – E
3 – B
4 – D
5 – D
6 – E
7 – D
8 – C
9 – C
10 – E
11 – E
12 – E
13 – E
14 – B
15 – D
16 – D
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