Ícone do site Manual da Biologia

QUESTÕES DISCURSIVAS SOBRE CITOLOGIA

QUESTÕES DISCURSIVAS SOBRE CITOLOGIA
Questões discursivas sobre citologia, elabore suas provas ou teste o que aprendeu em aula, respondendo essas questões.


1 – Por que dizemos que a célula é a unidade morfofisiológica de todo ser vivo?
Morfo, por ser a menor porção de matéria viva; e fisiológica por ser a responsável pelas várias atividades necessárias à manutenção da vida do organismo.

2 – Qual a diferença existente entre transporte ativo e passivo? cite exemplos.
No transporte ativo há gasto de energia para a execução, o transporte passivo ocorre sem gasto de energia celular. O transporte passivo tem como exemplos a osmose e a difusão. O transporte ativo possui como exemplos a fagocitose e a pinocitose.

3 – Faça um pequeno comentário sobre as mitocôndrias e os ribossomos.
As mitocôndrias são organelas em forma de bastonetes, de composição lipoproteica, cujas principais funções são a respiração celular, a produção o armazenamento e a liberação de energia. Os ribossomos são organelas formadas por duas subunidades, de composição proteica, cuja função principal está relacionada a produção de proteínas e encadeamento dos aminoácidos de acordo com a sequência do RNAm.

4 – Quais as funções exercidas pelo núcleo celular?
O núcleo celular controla todas as atividades celulares, é portador das informações hereditárias e responsável pela reprodução celular

5 – Fale sucintamente sobre a duplicação do DNA e a produção de proteínas.
O DNA é composto por dois filamentos unidos por uma ligação fraca entre as bases. Próximo da duplicação, as ligações são rompidas, os filamentos seguram-se e tomam-se matriz para a formação de dois novos filamentos de DNA, isto sob a ação de uma enzima denominada DNA polimerase.
Para ocorrer a produção de proteínas é necessário que uma determinada área do DNA seja ativada e decodificada formando um RNA. Este, por sua vez ativa o ribossomo a produzir um tipo de proteína.

6 – Como a célula obtém energia?
A célula pode obter energia por meio de 3 processos: a respiração celular, a fermentação e a fotossíntese.
A cabra é o resultado do acúmulo de ácido lático na célula devido à deficiência no suprimento de oxigênio para a realização do processo da respiração celular.

7 – Faça uma pequena comparação entre mitose e meiose.
Na mitose, a célula-filha é idêntica à célula-mãe, não há separação dos cromossomos homólogos. E um processo utilizado para promover renovação celular ou crescimento do organismo. A meiose origina células-filhas diferentes da célula-mãe, há separação dos cromossomos homólogos durante a primeira etapa do processo. Ela permite a recombinação gênica e é utilizada para a formação de gametas.

8 – Considere a afirmação: ” Para que ocorra o crescimento da vegetação, as plantas necessitam ser submetidas, pelo menos algumas horas do dia, a intensidades luminosas que permitam que elas ultrapassem seu ponto de compensação à luz”.
A) A frase é falsa ou verdadeira?
A frase é verdadeira.
B) Justifique sua resposta.
O ponto de compensação (PC) é a intensidade luminosa na qual uma planta realiza a fotossíntese com a mesma velocidade com que respira. Nessa situação, toda a matéria orgânica produzida na fotossíntese é consumida na respiração. Exposta a intensidades luminosas que ultrapassam o PC a planta pode realizar a fotossíntese mais intensamente e, assim, produz um excedente de matéria orgânica, que permite o seu crescimento.

9 – O que são ácidos nucléicos? como atuam na síntese de proteínas?
Ácidos nucléicos são substancias de molécula grande, constituídas por pequenas unidades chamadas nucleotídeos. Os dois tipos de ácidos nucléicos são o DNA (ácido desoxiribonucléico) e o RNA (ácido ribonucléico). O DNA, principal componente do cromossomo, controla o tipo de proteína a ser produzido por meio da síntese de moléculas de RNA mensageiro (transcrição). No citoplasma, o RNA mensageiro associa-se a ribossomos e a moléculas de RNA transportador, cada uma delas ligada a um aminoácido, sendo então montada a cadeia polipeptídica ou proteína (tradução).

10 – Quantos cromossomos existem em cada um dos seguintes tipos de células humanas normais: muscular, nervosa, espermatozoide e zigoto? Justifique a resposta.
O número de cromossomos existentes em cada tipo celular citado é:
*Célula muscular (lisa): 46
*Espermatozóide: 23
*Célula nervosa: 46
*Zigoto: 46
Tanto a célula muscular lisa como a nervosa são somáticas e, portanto, diploides, possuindo dois conjuntos dos cromossomos que caracterizam a espécie. O espermatozoide é uma célula gamética haploide que passou por processo de redução meiótica. O zigoto, por sua vez, é diploide, já que resulta da junção de dois gametas haploides.
Observação: No caso de células do tecido muscular estriado esquelético, o número de cromossomos é indefinido, já que essas células são plurinucleadas.

11 – Um estudante escreveu o seguinte em uma prova: “as bactérias não têm núcleo nem DNA”. Você concorda com o estudante? Justifique.
Não concordo com a afirmação na sua totalidade.
As células bacterianas possuem DNA como, aliás, toda e qualquer célula. Essa molécula é fundamental para o controle do metabolismo celular No entanto, nas bactérias o DNA não está envolvido por uma membrana e, assim, não há um núcleo organizado.



VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE LER:

CONCEITOS DE CITOLOGIA
Sair da versão mobile