Ícone do site Manual da Biologia

Alguns sapos não comem só insetos

Alguns sapos não comem só insetos
VOCÊ SABIA QUE ALGUNS SAPOS NÃO COMEM SÓ INSETOS?
Se alguém nos perguntar qual é o tipo de alimentação dos sapos, respondemos imediatamente que o alimento dos sapos são os insetos.
A grande maioria dos sapos, de fato, alimenta-se de pequenos insetos. Porém, existem espécies que não se contentam em comer mosquitos, isso porque o tipo de alimento ingerido por esses animais é influenciado pela maneira como eles caçam e, também, pelo pelo tamanho da sua boca. Como não mastigam seu alimento – ao contrário, o engolem inteiro! –, os sapos têm o tamanho da sua boca proporcional ao tamanho da sua presa. E existem sapos com bocarras, que lhes permitem comer bichos considerados grandes!

O SAPO-DE-CHIFRES

Encontrado da América Central à do Sul, o chamado sapo-de-chifres, por exemplo, possui um apetite voraz e tem uma alimentação diferente do que é comum para o paladar de um anfíbio. No Brasil, existem cinco espécies conhecidas popularmente por esse nome e todas têm uma enorme boca, que permite que eles comam presas muito maiores do que outras espécies são capazes. Animais como peixes, lagartos, pequenas cobras, aves e pequenos mamíferos, por exemplo, fazem parte do cardápio do sapo-de-chifres, que inclui, também, outros sapos e, até, pedras, que podem ser ingeridas por engano. A gula, aliás, vem desde pequenininhos. Para você ter uma ideia, os girinos de uma das espécies de sapo-de-chifres presente no Brasil, a Ceratophrys aurita, alimentam-se vorazmente de girinos de outros tipos de sapos! As curiosidades, porém, não param por aí.
Dentro da sua enorme boca, o sapo-de-chifres possui fileiras de dentes parecidas com pequenas serras, que servem para segurar e raspar o alimento, uma função muito importante quando não se pode contar com o auxílio das mãos na hora de se alimentar. Além disso, no momento de caçar, os sapos-de-chifres ficam, normalmente, enterrados ou embaixo de folhas, deixando expostos apenas os olhos e a boca. Um comportamento muito importante para que eles tenham sucesso na captura do alimento.
Em suma, nem sempre os sapos só comem insetos.
Fernanda Del Lama Soares e
Laura Rodrigues Vieira de Alenca
Revista “Ciência Hoje”



VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE LER

O SAPO QUE RASGA A PRÓPRIA PELE PARA LIBERAR SUAS GARRAS
Sair da versão mobile