Ícone do site Manual da Biologia

O QUE É CITOLOGIA

INTRODUÇÃO

Frase-Chave: O que é citologia
A Citologia é área da biologia responsável pelo estudo da célula, ou seja, em sua composição e fisiologia, através das membranas celulares, do citoesqueleto, das organelas citoplasmáticas e dos componentes nucleares. De fato, a palavra “citologia” vem do grego, onde kytos = célula e logos = estudo. A Citologia é um dos ramos da biologia e a sua história está intimamente relacionada com o advento do microscópio.
Robert Hooke, um naturalista e inventor, Criou o nome célula em 1665, ele observou fatias de cortiça (um material vegetal) através de um microscópio que ele mesmo projetou.
Ele notou que as amostras continham pequenos compartimentos que se assemelhavam a cela ou pequenas salas. Inspirado por essa semelhança, Hooke cunhou a palavra “célula” para descrever essas estruturas. A Citologia progrediu substancialmente no último século graças ao aumento do poder de resolução dos instrumentos de análises, desenvolvimento de novas tecnologias e à convergência da citologia com outras áreas.
O descobrimento de sequências de aminoácidos, estruturas e disposição tridimensional da molécula, os estudos sobre enzimas, o modelo molecular do DNA, fizeram da Citologia um dos ramos mais importantes das ciências biológicas, tornando-se muito importante para a Genética, Bioquímica e Patologia. Atualmente, pode-se afirmar que a citologia estuda os problemas celulares em todos os seus níveis, começando pela organização molecular.

TEORIA CELULAR

Theodor Schwann, em 1839, conclui que todos os seres vivos são formados de células e estabelece, juntamente com o botânico Schleiden, a Teoria Celular, que afirma que todos os seres vivos, animais, vegetais ou protozoários são constituídos, sem exceção, por células e produtos celulares. Portanto, a teoria também estabeleceu que cada célula é proveniente de outra célula.
Em síntese, a variedade de formas e funções celulares é vasta, mas todos os tipos de células compartilham características fundamentais. A teoria celular ajuda a compreender as semelhanças e diferenças entre diversos organismos e explica como diferentes tipos celulares desempenham funções específicas nos organismos multicelulares.
SAIBA MAIS CLICANDO NO LINK ABAIXO
A CÉLULA
Sair da versão mobile